Putin louva decisão da Síria de assinar tratado que proíbe armas químicas

13 set 2013 - 06h04
(atualizado às 07h03)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou nesta sexta-feira a decisão da Síria de fazer parte da Convenção Internacional para a Proibição das Armas Químicas (CIPAQ).

"Temos notícias que o representante da Síria na ONU acaba de declarar que a partir de hoje a Síria é membro pleno da Convenção. Acho que devemos cumprimentar a decisão do governo sírio", disse Putin na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai realizada em Biskek, segundo as agências russas.

Publicidade

O Chefe do Kremlin expressou sua esperança de que a decisão do governo de Damasco será um "passo muito importante no caminho para a solução da crise síria".

Na reunião, o presidente da China, Xi Jinping, manifestou o apoio de seu país à proposta russa de submeter o arsenal químico da Síria ao controle internacional.

"Estamos dispostos a manter contatos com nossos colegas através do Conselho de Segurança da ONU e a aplicar nossos esforços para conseguir uma regulação política para o problema sírio", disse Xi, citado pela agência "Interfax".

Ontem, o presidente da Síria, Bashar al Assad, anunciou que entregará suas armas químicas à comunidade internacional, mas negou que as tivesse utilizado contra sua população, como afirmam os Estados Unidos.

Publicidade

Assad advertiu que a Síria não entrará no processo de assinatura da CIPAQ "de maneira unilateral", ao exigir que os EUA deixem de ameaçar seu país.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se