Obama diz que EUA correm risco de virar uma 'autocracia'

Democrata afirmou que 'clima político não é democrático'

18 jun 2025 - 14h27
(atualizado às 14h58)

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama lançou um alerta nesta quarta-feira (18) sobre o atual contexto político do país, sob o comando de Donald Trump. Segundo ele, os EUA correm o risco de virar uma "autocracia".

Obama citou 'autocracia' ao se referir ao atual contexto político nos EUA
Obama citou 'autocracia' ao se referir ao atual contexto político nos EUA
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Sem citar o nome de Trump, Obama disse que "o clima político não é coerente com a democracia americana, mas com a autocracia"

Publicidade

"Ainda não estamos lá [em um regime autocrático], mas acredito que estamos perigosamente próximos a normalizar comportamentos como esse", declarou o democrata.

Apesar do cenário, Obama se disse "otimista" sobre o futuro dos EUA.

Dentre as principais ações do segundo governo de Trump estão a política migratória, que tem expulsado milhares de estrangeiros do país, levando a protestos em diversos estados, como os ocorridos na Califórnia, nos últimos dias. Para sufocar as manifestações contra a sua administração, o republicano enviou centenas de agentes da Guarda Nacional, que apenas em Los Angeles, palco inicial dos protestos no país, realizaram inúmeras detenções em massa, mesmo contra a vontade do governador, Gavin Newsom, e da prefeita, Karen Bass.

Ainda nesse tema, o mandatário impediu a entrada de cidadãos de mais de 30 países em território americano e iniciou uma guerra contra a Universidade de Harvard, ao tentar impedir que estrangeiros se matriculem na instituição privada de ensino.

Publicidade

Outras medidas polêmicas de Trump são as tarifas protecionistas contra produtos importados, a ameaça de anexar aos EUA o Canal do Panamá, a Groenlândia e o Canadá, e até a mudança do nome do Golfo do México para "Golfo da América".

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações