URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Nova proposta da UE prevê 209 bilhões de euros para Itália

Líder da Conselho Europeu apresentou novo plano de recuperação

20 jul 2020 - 16h44
(atualizado às 16h59)

Após quatro dias de negociações, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apresentou nesta segunda-feira (20) sua última proposta sobre o plano de recuperação aos 27 Estados-membros e considerou que os líderes devem chegar a um acordo.

Líder da Conselho Europeu apresentou novo plano de recuperação
Líder da Conselho Europeu apresentou novo plano de recuperação
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo fontes diplomáticas em Bruxelas, a nova composição traria 209 bilhões para a Itália, sendo 82 bilhões de subsídios e 127 bilhões de euros em empréstimos. Caso o acordo seja aprovado, o novo valor será maior do que o indicado na proposta inicial da Comissão, que era 173 bilhões de euros.

Publicidade

A nova ideia para ser negociada prevê que o fundo de recuperação para socorrer países em crise devido à pandemia do coronavírus seja mantido em 750 bilhões de euros, mas mantendo um equilíbrio, sendo 390 bilhões de euros em subsídios e 260 bilhões de euros em empréstimos.

Desta forma, a nova quantia em subsídios representam um corte em relação aos 500 bilhões previstos inicialmente. Na nova proposta, a Comissão da UE pegará emprestado o volume do fundo de recuperação nos mercados, mas os países do bloco teriam que devolver em seus conjuntos os subsídios, passando de meio trilhão para 390 bilhões de euros.

Além disso, está previsto que todos os planos nacionais para a utilização do dinheiro sejam primeiro aprovados por uma maioria qualificada de governos da UE.

Já o orçamento europeu para 2021-2027 permanece em 1.074 bilhões de euros. O plano aumenta os chamados "rebates", os reembolsos através de um mecanismo de correção da contribuição, para a Dinamarca (322 milhões de reembolsos anuais), Alemanha (3,671 bilhões), Holanda (1,921 bilhão), Áustria (565 milhões) e Suécia (1.069 bilhões).

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações