O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não estava presente no sorteio da Copa do Mundo de 2026 para receber um prêmio, mas recebeu um mesmo assim.
Trump, que fez uma campanha agressiva este ano para receber o Prêmio Nobel da Paz, recebeu o prêmio inaugural da Fifa por seus esforços para promover o diálogo e a redução da escalada em alguns dos maiores focos de tensão do mundo.
O ex-apresentador de reality show dominou a cena no Kennedy Center, em Washington, nesta sexta-feira, colocando-se diretamente no centro de um dos maiores eventos do mundo esportivo, em um evento cheio de glamour e celebridades, com a marca inconfundível do presidente.
Os Estados Unidos, juntamente com o Canadá e o México, sediarão o torneio de futebol no próximo ano. O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e a presidente do México, Claudia Sheinbaum, também estavam presentes, mas o show foi de Trump do início ao fim.
Em um aceno ao amor de Trump pelo espetáculo, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que serviu como mestre de cerimônias, fez com que os três líderes ficassem atrás de pódios coloridos -- estilo game-show -- para sortear suas equipes.
Após o sorteio, todos posaram para uma selfie com Infantino.
"Isso será único, isso será estelar, isso será espetacular", disse Infantino no início da cerimônia, referindo-se aos jogos do próximo ano.
Mas ele também poderia estar se referindo ao próprio evento do Kennedy Center, que foi realizado em Washington a pedido de Trump.
No mês passado, a Fifa anunciou que um novo prêmio anual chamado Prêmio da Paz da Fifa seria entregue no sorteio para "recompensar indivíduos que realizaram ações excepcionais e extraordinárias pela paz".
Um vídeo antes da apresentação celebrou Trump por resolver a guerra em Gaza e tentar acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia.
O troféu, um globo banhado a ouro carregado por mãos erguidas, era consideravelmente maior do que o Nobel, que é apenas uma medalha simples.
Trump também recebeu uma medalha e a vestiu enquanto Infantino o elogiava. O presidente mereceu o prêmio por "promover a paz e a unidade em todo o mundo", disse ele.
"Essa é realmente uma das maiores honras de minha vida", disse Trump.
Ele parou um momento para se parabenizar. Os Estados Unidos, disse ele, "não estavam indo muito bem" antes de assumir o cargo, mas agora "somos o país mais badalado do mundo".
Anteriormente, Trump disse aos repórteres que não se importava com o prêmio, mas observou que havia "resolvido oito guerras" em seus 10 meses no cargo.
"Eu não preciso de prêmios. Preciso salvar vidas", disse Trump. "Salvei milhões e milhões de vidas, e é isso que realmente quero fazer."
A alegação de que Trump acabou com oito guerras este ano é amplamente contestada. Ainda há muito trabalho a ser feito antes que a maioria dos conflitos que o presidente alega ter encerrado, inclusive o conflito entre Israel e o Hamas, possa de fato ser considerado resolvido.
Trump recebeu o prêmio na mesma semana em que seu governo congelou os pedidos de imigração de 19 países após o tiroteio da semana passada contra dois membros da Guarda Nacional em Washington.
O prêmio também foi entregue dias depois que o presidente chamou os imigrantes somalis nos Estados Unidos de "lixo", provocando protestos no país e no exterior.
Trump frequentemente incorporou os símbolos da presidência em grandes eventos esportivos e culturais neste ano. Ele participou do Super Bowl em fevereiro, com uma mistura de aplausos e vaias da plateia, e no domingo ele planeja participar do Kennedy Center Honors, que ele evitou durante seu primeiro mandato.
O evento da Fifa -- em que 48 equipes conheceram seus adversários na fase de grupos -- foi aberto com o tenor italiano Andrea Bocelli cantando "Nessun Dorma", uma das canções favoritas de Trump e um elemento básico em seus comícios de campanha.
Mais tarde, o astro pop britânico Robbie Williams e a cantora norte-americana da Broadway Nicole Scherzinger cantaram o hino da Copa do Mundo de 2026 da Fifa, com destaques de torneios anteriores sendo exibidos em uma grande tela de vídeo atrás deles.
As estrelas do esporte norte-americano Tom Brady, Shaquille O'Neal e Aaron Judge -- nenhum deles jogador de futebol -- também participaram. Também estava presente o grande jogador de hóquei canadense Wayne Gretzky.
A Copa do Mundo será realizada de 11 de junho a 19 de julho de 2026, com um recorde de 104 partidas em 16 cidades-sede.
O espetáculo foi encerrado com uma apresentação ao vivo da música "YMCA", do Village People, coroando mais um evento que o presidente tornou seu.