O Irã não tem mais a capacidade de enriquecer urânio ou fabricar mísseis balísticos após 20 dias de ataques aéreos israelenses e norte-americanos, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
"Estamos vencendo, e o Irã está sendo dizimado", disse Netanyahu, observando que o arsenal de mísseis e drones do Irã está sendo massivamente degradado e será destruído.
"O que estamos destruindo agora são as fábricas que produzem os componentes para fabricar esses mísseis e para fabricar as armas nucleares que eles estão tentando produzir", disse Netanyahu.
O primeiro-ministro não forneceu provas de que o Irã não tem mais a capacidade de enriquecer urânio.
O programa nuclear do Irã foi o foco de conversas mediadas que, por fim, fracassaram com o lançamento de um ataque aéreo dos EUA e de Israel contra o Irã em 28 de fevereiro. O Irã disparou mísseis contra Israel e outros países do Golfo Pérsico, além de impedir que navios-tanque usassem o Estreito de Ormuz.
Apesar da guerra de quase três semanas, ainda é muito cedo para dizer se os iranianos sairão às ruas para tentar derrubar seu governo, disse Netanyahu.
"Cabe ao povo iraniano mostrar isso, escolher o momento e estar à altura do momento", afirmou.
Embora a guerra tenha sido conduzida até o momento por meio de ataques aéreos, Netanyahu disse que deve haver também um componente terrestre e "há muitas possibilidades para esse componente terrestre." Ele não entrou em detalhes.
Netanyahu também negou que tenha arrastado os Estados Unidos para o conflito.
"Alguém realmente acha que alguém pode dizer ao presidente Trump o que fazer?", questionou.