URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Morte amplia tensão em fronteira de República Dominicana e Haiti

Confronto entre cidadão haitiano e soldado abriu nova crise

14 mar 2024 - 15h39
(atualizado às 15h45)

Em meio ao aumento nas tensões na fronteira entre Haiti e República dominicana, um cidadão haitiano morreu durante um confronto com um soldado dominicano.

O incidente ocorreu na alfândega de 'La Javilla', na província de Dajabón, conforme relatado por um comunicado de imprensa da presidência dominicana.

Publicidade

Segundo o texto, a fatalidade ocorreu "porque um grupo de haitianos pretendia retirar as armas dos soldados".

O documento diz que um deles ficou ferido e morreu durante o transporte para o hospital, acrescentando que os outros fugiram para o território haitiano.

O exército dominicano está conduzindo uma investigação para esclarecer a dinâmica dos fatos, mas a versão preliminar é que os soldados foram vítimas de uma tentativa de ataque por parte de um grupo de cidadãos haitianos.

Por motivos de segurança nacional, devido à crescente violência no país vizinho, o presidente dominicano, Luis Abinader, recentemente fechou a fronteira terrestre de 390 quilômetros com o Haiti, implementando severas restrições à circulação de mercadorias, e declarou o primeiro-ministro haitiano demissionário, Ariel Henry, "persona non grata" em seu país.

Publicidade

 .

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações