O ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, garantiu que agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) não atuarão em território italiano durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo.
Segundo o ministro, a polêmica gerada no país a partir de rumores sobre a presença de agentes federais americanos trata-se de uma "controvérsia sem fundamento".
"O ICE certamente não operará em solo italiano. Até o momento, os americanos, assim como todas as delegações, não divulgaram a lista de participantes. A ordem pública e a segurança aqui são garantidas pelo Estado italiano", afirmou Piantedosi.
"Ninguém comunicou nada até agora, e não é correto presumir que isso acontecerá. Estamos falando, portanto, de nada. De qualquer forma, aconteça o que acontecer, o ICE não operará na Itália", acrescentou.
Piantedosi também mencionou que, caso houvesse a presença de agentes americanos, eles estariam envolvidos apenas em "medidas de proteção pessoal, que nada têm a ver com as questões que estão gerando a discussão".
Questionado sobre a atuação do ICE nos Estados Unidos, o ministro declarou que as metodologias da agência "não fazem parte da formação profissional e cultural italiana na gestão da ordem pública e da segurança".
Os rumores ganharam força após o governador da Lombardia, Attilio Fontana, afirmar que a agência anti-imigração seria responsável pela segurança de autoridades dos EUA durante os Jogos de Milão e Cortina d'Ampezzo. Posteriormente, no entanto, a administração regional divulgou uma nota informando não possuir dados sobre a presença ou ausência de agentes do ICE no evento. .