O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, pediu reformas "urgentes" na Autoridade Nacional Palestina (ANP) durante telefonema com seu líder, Mahmoud Abbas, na madrugada deste sábado (6), horas antes de partir para Israel, onde deverá se encontrar com o primeiro-ministro local, Benjamin Netanyahu.
Falando de Berlim, Merz instou Abbas a implementar "reformas urgentemente necessárias" na ANP para que a organização possa "desempenhar um papel construtivo em uma ordem pós-guerra", informou o porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius.
O chanceler também destacou o apoio de seu país ao plano de paz para a Faixa de Gaza proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e "saudou a atitude cooperativa da ANP" em relação ao acordo de cessar-fogo, o qual se refere apenas à primeira fase do projeto americano.
Segundo o porta-voz, Merz também reiterou a posição da Alemanha de que a solução de dois Estados "ainda é a melhor maneira para se alcançar a paz na região e garantir a segurança para palestinos e israelenses".
Após o telefonema com Abbas, Merz embarcou para Israel, onde deverá se reunir ainda hoje com o premiê Netanyahu para discutir a guerra que ultrapassou dois anos de duração em outubro. O alemão também planejar visitar o Memorial do Holocausto Yad Vashem.