Meloni chega a Tóquio para se reunir com Sanae Takaichi e fortalecer laços

Líderes publicaram editorial no qual defendem a ordem internacional livre

15 jan 2026 - 09h44
(atualizado às 10h47)

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, chegou ao Japão nesta quinta-feira (15) para a segunda etapa de sua missão oficial à Ásia, onde se reunirá com a líder do país, a também conservadora Sanae Takaichi, com quem deverá discutir temas regionais e internacionais.

Meloni chegou ao Japão para impulsionar vínculos
Meloni chegou ao Japão para impulsionar vínculos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A delegação italiana foi recebida pela vice-ministra das Relações Exteriores do Japão, Arfiya Eri, e pelo embaixador da Itália em Tóquio, Gianluigi Benedetti.

Publicidade

A reunião com a primeira-ministra japonesa está prevista para amanhã (16) na residência oficial (Kantei). O encontro marcará um passo importante no aprofundamento das relações bilaterais entre os dois países, que celebram em 2026 os 160 anos de seus laços diplomáticos.

Em editorial conjunto publicado nos jornais Corriere della Sera e Nikkei, Meloni e Takaichi destacaram a convergência estratégica entre Roma e Tóquio, que compartilham "princípios normativos e institucionais que nos permitem optar por fortalecer a cooperação bilateral e agir em conjunto no cenário global para defender uma ordem internacional livre, justa e aberta, em um contexto marcado por instabilidade".

Segundo elas, a Itália e o Japão "estão determinados a construir um futuro de segurança, paz, prosperidade e estabilidade".

"Nossa convergência estratégica bilateral reflete-se em nosso compromisso de fortalecer a coordenação em importantes organismos multilaterais, do G7 às Nações Unidas, e de defender uma ordem internacional baseada em regras compartilhadas e no Estado de Direito", acrescentaram.

Publicidade

As líderes lembram ainda que os dois países iniciaram suas relações em 1866, quando "o mundo entrava em uma nova era". Hoje, se deparam "com dinâmicas que, embora em formas diferentes, operam com a mesma força transformadora".

Para Meloni e Takaichi, "a revolução digital, a transição energética, o advento da inteligência artificial, a competição por recursos estratégicos e a redefinição das cadeias de valor globais estão moldando uma nova ordem mundial".

O editorial também destaca o desejo de engajamento em regiões geopolíticas-chave, como o Mediterrâneo e o Indo-Pacífico, além da importância de fortalecer cadeias de suprimentos resilientes e de promover comércio justo e competitivo.

A visão compartilhada das duas nações se estende ao Sul Global, incluindo a África, com estratégias de cooperação mútua e sustentável. Elas enfatizaram ainda que, com isso, "a segurança econômica assume uma importância cada vez maior".

Publicidade

"A Itália e o Japão são grandes nações criativas e inovadoras. Juntas, podemos nos tornar protagonistas de um futuro de progresso compartilhado", concluem.

No sábado (17), Meloni se reunirá na Embaixada da Itália em Tóquio com os principais executivos de grandes empresas japonesas, com quem trocará ideias sobre como fomentar novas parcerias industriais e aumentar os investimentos no país europeu, de acordo com relatos da mídia local.  

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações