Lasers derrubam 11 drones de cartéis ao longo da fronteira sul,  dizem militares dos EUA

4 set 2026 - 15h34
(atualizado em 5/9/2026 às 14h10)
Resumo
Militares dos EUA abateram 11 drones de cartéis na fronteira com o México usando um novo sistema a laser de alta energia. A ação eleva para mais de 300 o total de drones neutralizados desde o início de 2026. As Forças Armadas não especificaram a localização exata dos disparos ou se atingiram o espaço aéreo vizinho, gerando alerta da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, que classificou qualquer ação unilateral dos EUA em solo mexicano como uma grave violação de soberania.

As ‌Forças Armadas dos EUA abateram 11 drones de cartéis usando lasers desde que implantaram a tecnologia ao longo da fronteira entre os EUA ⁠e o México na semana ‌passada, informaram autoridades norte-americanas nesta sexta-feira.

O Comando Norte dos EUA, ‌em comunicado, afirmou ‌que os sistemas aéreos não ⁠tripulados (UAS) "foram avaliados como estando associados a atividades ilícitas ao longo da fronteira" e foram alvejados pelo sistema de laser multifuncional de ‌alta energia do Exército, como parte ‌de uma ⁠operação ⁠da força-tarefa ao longo da fronteira sul dos ⁠EUA.

Publicidade

Mais ‌de 300 ‌drones foram derrubados desde o início de 2026 utilizando "sistemas cinéticos e não cinéticos" em apoio à ⁠Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, informou o comando, acrescentando que mais de 100 drones foram ‌derrubados em agosto.

As Forças Armadas não informaram onde exatamente os ataques ⁠a laser ocorreram nem se foram realizados sobre território dos EUA ou do México. A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afirmou que qualquer ação unilateral dos EUA em solo mexicano seria uma grave violação da soberania de seu país.

Também não foi especificado o fabricante da tecnologia a laser utilizada.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações