Itália ainda é foco de disseminação de vírus, diz Áustria

País pregou cautela na reabertura das fronteiras

28 mai 2020 - 08h13
(atualizado às 08h58)

O ministro da Saúde da Áustria, Rudolf Anschober, afirmou nesta quinta-feira (28) que a Itália ainda é um foco de disseminação do novo coronavírus, o que exige "prudência" na reabertura das fronteiras entre os dois países.

Fronteira entre Áustria e Itália na cidade de Brennero
Fronteira entre Áustria e Itália na cidade de Brennero
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a Comissão Europeia, a orientação para os Estados-membros do bloco é a liberação das fronteiras entre países que estejam em uma situação epidemiológica semelhante.

Publicidade

A Itália registrou média de 570 novos casos diários nos últimos 10 dias, enquanto a Áustria teve, no total, cerca de 350 nesse mesmo período, com aproximadamente um sexto da população italiana.

"A Itália ainda é um foco, apesar de a situação ter melhorado em algumas regiões e do empenho grande. Sou um apoiador da liberdade de movimento, mas ainda devemos ser prudentes", declarou Anschober.

A Áustria foi o primeiro país a fechar sua fronteira terrestre com a Itália, que chegou a ser a nação mais atingida pela pandemia do novo coronavírus no mundo. Nas últimas semanas, no entanto, a tendência é de desaceleração nos contágios.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações