Itália afirma que ICE não terá funções operacionais nas Olimpíadas

Ministro do Interior rebateu críticas e disse que polêmicas são 'infundadas'

4 fev 2026 - 07h55
(atualizado às 09h38)

O ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, reiterou nesta quarta-feira (4) que os agentes do Serviço de Imigração e Fronteira (ICE) dos Estados Unidos não terão papel operacional na segurança das Olimpíadas de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d'Ampezzo.

O ICE está sob escrutínio após o assassinato de dois cidadãos americanos durante operações contra imigrantes em Minneapolis, nos EUA, e a notícia de que oficiais da agência serão enviados a Milão durante os Jogos Olímpicos provocou críticas da oposição e uma manifestação na capital da Lombardia no último fim de semana.

Publicidade

O prefeito da metrópole, Giuseppe Sala, chegou a definir a agência como "milícia" e afirmou que ela não era bem-vinda.

"O ICE não desenvolve e jamais poderá desenvolver atividades operacionais de polícia em nosso território nacional. A segurança e a ordem pública são asseguradas exclusivamente por nossas forças de polícia", disse Piantedosi em audiência na Câmara dos Deputados, em Roma.

"E tal princípio não é contradito pelas frutíferas colaborações investigativas que geralmente são ativadas em nível internacional em circunstâncias do gênero", acrescentou o ministro do Interior.

Matteo Piantedosi foi à Câmara prestar esclarecimentos sobre ICE

Segundo ele, os agentes do ICE atuarão apenas em "atividades de análise e troca de informações com as autoridades italianas", e sua presença nas Olimpíadas "não compromete a soberania nacional".

Publicidade

O Serviço de Imigração e Alfândega enviará à Itália membros de seu departamento de Investigações de Segurança Interna (HSI), responsável por apurar possíveis ameaças globais envolvendo movimentações de pessoas, bens, dinheiro, contrabando, armas e tecnologia sensível.

"Mas não veremos nada em território nacional parecido ao que foi veiculado na mídia dos Estados Unidos. A preocupação que gerou a controvérsia dos últimos dias é, portanto, completamente infundada", garantiu Piantedosi, enquanto deputados de esquerda exibiam um cartaz com a frase "Fora ICE".

As Olimpíadas de Milão-Cortina começam oficialmente na próxima sexta (6) e vão até 22 de fevereiro, mas as competições iniciam de fato nesta quarta (4), com eliminatórias do curling.

Os Jogos se distribuirão por uma área que vai da capital da Lombardia até a cordilheira das Dolomitas, englobando sete cidades.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se