Israel estuda opções 'dolorosas' contra Irã, mas sem 'desencadear guerra'

País avalia como reagir ao ataque do último fim de semana

15 abr 2024 - 13h30
(atualizado às 14h05)
Painel anti-Israel em Teerã, capital do Irã
Painel anti-Israel em Teerã, capital do Irã
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O gabinete de guerra de Israel concluiu sua reunião desta segunda-feira, 15, sobre os ataques realizados pelo Irã no fim de semana e examinou "diversas opções" para reagir ao bombardeio.

De acordo com a emissora Canal 12, todas as respostas avaliadas seriam "dolorosas", mas o comitê também estudou alternativas que não desencadeariam uma "guerra regional".

Publicidade

Segundo a mesma rede, o objetivo do gabinete, que se reunirá de novo nesta terça-feira, 16, seria escolher uma opção que não seja rechaçada pelos Estados Unidos, que temem que a situação no Oriente Médio saia de controle.

Israel divulga imagens de ataque a drone interceptado no domingo
Video Player

Em conversa com o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, o ministro israelense da Defesa, Yoav Gallant, disse que "não há outra escolha que não seja responder ao ataque do Irã", segundo o site Axios.

Enquanto isso, o presidente Joe Biden e outros países ocidentais aliados de Israel tentam dissuadir o premiê Benjamin Netanyahu de realizar uma retaliação contra o Irã, que já justificou o bombardeio com o ataque que deixou mais de 10 mortos em sua embaixada em Damasco, na Síria, no início de abril.

TV iraniana mostra drones 'kamikaze' utilizados no ataque contra Israel
Video Player
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se