Israel batizará nova comunidade em Golã em homenagem a Trump, diz Netanyahu

23 abr 2019 - 17h16

Israel anunciou nesta terça-feira que batizará uma nova comunidade nas Colinas de Golã em homenagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para expressar sua gratidão por ele ter reconhecido a reivindicação israelense sobre o platô estratégico.

Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se cumprimentam no jardim da Casa Branca
25/03/2019
REUTERS/Leah Millis
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se cumprimentam no jardim da Casa Branca 25/03/2019 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

Israel capturou Golã da Síria em uma guerra em 1967 e a anexou, uma medida sem reconhecimento internacional. Os EUA divergiram de outras potências no mês passado quando Trump assinou um decreto reconhecendo a soberania de Israel sobre o território.

Publicidade

    "Todos os israelenses ficaram profundamente comovidos quando o presidente Trump tomou sua decisão histórica", disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em um comunicado em vídeo gravado em Golã.

    Ele acrescentou que, após o festival da Páscoa judia, "levará ao governo uma resolução pedindo que uma nova comunidade nas Colinas de Golã seja batizada como Presidente Donald J. Trump".

    A decisão sobre Golã veio depois de Trump reconhecer Jerusalém como capital de Israel em dezembro de 2017, rompendo com uma diretriz norte-americana de décadas a respeito do status de uma cidade também reivindicada pelos palestinos.

    Israel, por sua vez, disse que, em reconhecimento ao presidente dos EUA, pretende batizar uma estação de trem em planejamento perto do Muro das Lamentações de Jerusalém com seu nome.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações