Irã mudará doutrina nuclear se existência for ameaçada, diz assessor do líder supremo

9 mai 2024 - 09h45

O Irã mudará sua doutrina nuclear se Israel ameaçar sua existência, disse um assessor do líder supremo do Irã, o mais recente comentário de uma autoridade iraniana que levanta questões sobre o que Teerã diz ser seu programa nuclear pacífico.

Teerã sempre afirmou que não tinha planos de obter armas nucleares. Os governos ocidentais suspeitam que o Irã deseja a tecnologia nuclear para construir uma bomba; seu programa nuclear tem sido o centro de uma longa disputa que levou a sanções.

Publicidade

Em abril, no meio de um tenso impasse com Israel, que se acredita ter armas nucleares, um comandante sênior da Guarda Revolucionária Iraniana também disse que as ameaças israelenses poderiam levar o Irã a mudar sua doutrina nuclear.

"Não temos a decisão de construir uma bomba nuclear, mas se a existência do Irã for ameaçada, não haverá outra escolha a não ser mudar nossa doutrina militar", afirmou Kamal Kharrazi, assessor do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, à Student News Network do Irã na quinta-feira.

Em 2022, o mesmo assessor disse que o Irã era tecnicamente capaz de fabricar uma bomba nuclear, mas ainda não havia decidido se iria construí-la.

Khamenei, que tem a palavra final sobre o programa nuclear de Teerã, proibiu o desenvolvimento de armas nucleares em uma fatwa, ou decreto religioso, no início dos anos 2000.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se