Irã irá considerar negociação com os EUA apenas se Israel parar de atacar, afirmam autoridades

Em paralelo, Donald Trump considera ser “difícil” pedir aos israelenses que interrompam as ofensivas contra o Irã

20 jun 2025 - 19h21
(atualizado às 23h03)
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, fala à mídia após sua reunião com o grupo E3 de ministros europeus em 20 de junho de 2025 em Genebra, Suíça
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, fala à mídia após sua reunião com o grupo E3 de ministros europeus em 20 de junho de 2025 em Genebra, Suíça
Foto: Getty Images

A nova ofensiva do conflito entre Israel e Irã segue ativa, e o caminho até o cessar-fogo é complexo. Nesta sexta-feira, 20, após uma reunião com líderes europeus, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que está disposto a "considerar" um retorno à diplomacia apenas se Israel interromper seus ataques. Já do outro lado, Donald Trump, o presidente norte-americano, considera “difícil” pedir aos israelenses que interrompam os ataques.

"O regime israelense precisa cessar suas agressões e crimes. Enquanto os ataques prosseguirem, não negociaremos com nenhuma parte”, disse o iraniano.

Publicidade

O que o Irã defende manter, segundo o ministro, é a continuidade das negociações com a Alemanha, França e Reino Unido, assim como a União Europeia.

Jean-Noel Barrot, ministro das Relações Exteriores da França, endossou o ponto. Segundo ele, Araghchi "manifestou sua disposição de continuar as discussões sobre o programa nuclear e sobre todas as questões", e que pediu uma "solução negociada para o conflito" no Oriente Médio.

"A escalada regional não beneficia ninguém e é por isso que devemos manter as negociações abertas", reiterou Kaja Kallas, representante da União Europeia para Política Externa.

O chanceler britânico David Lammy também garantiu que os europeus foram claros com o ponto de que Teerã "não pode ter armas nucleares". Além disso, ele indicou que o Irã continue as negociações com os Estados Unidos, no que diz respeito à questão nuclear.

Publicidade
Irã e Israel trocam ataques em 8° dia de guerra
Video Player

Trump na contramão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou a eficácia das ações dos europeus. "Estamos conversando com o Irã. "Ele não quer conversar com a Europa, e é improvável que os europeus consigam ajudar a acabar com a guerra entre Irã e Israel", afirmou o republicano à imprensa.

Segundo Trump, o Irã estava “a semanas ou meses de conseguir uma bomba atômica”. Além disso, o político garantiu que o envio de tropas terrestres ao Oriente Médio é a sua última opção.

*Com informações de Ansa 

Ataque iraniano cai ao lado de prédio da Microsoft em Israel
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se