Irã diz ter substituído defesas aéreas danificadas na guerra com Israel

20 jul 2025 - 12h47

O Irã substituiu as defesas aéreas danificadas durante o conflito do mês passado com Israel, informou a agência de notícias iraniana Defah Press neste domingo, citando Mahmoud Mousavi, vice-comandante de operações do Exército regular iraniano.

Durante o conflito em junho, a Força Aérea de Israel dominou o espaço aéreo do Irã e desferiu um duro golpe nas defesas aéreas do país, enquanto as Forças Armadas iranianas lançavam sucessivas barragens de mísseis e drones no território israelense.

Publicidade

"Algumas de nossas defesas aéreas foram danificadas, isso não é algo que podemos esconder, mas nossos colegas usaram recursos domésticos e os substituíram por sistemas pré-arranjados que foram armazenados em locais adequados para manter o espaço aéreo seguro", disse Mousavi.

Antes da guerra, o Irã tinha seu próprio sistema de defesa aérea de longo alcance de fabricação nacional, o Bavar-373, além do sistema S-300 de fabricação russa. A reportagem da Defah Press não mencionou nenhuma importação de sistemas de defesa aérea de fabricação estrangeira para o Irã nas últimas semanas.

Após ataques israelenses limitados contra fábricas de mísseis iranianos em outubro passado, o Irã exibiu posteriormente defesas aéreas de fabricação russa em um exercício militar para mostrar que se recuperou do ataque.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações