Hong Kong suspende trens e balsas para China continental para conter propagação de vírus

28 jan 2020 - 11h41

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou nesta terça-feira a suspensão das conexões ferroviárias e de balsa com a China continental, na tentativa de limitar a propagação de um novo coronavírus para o centro financeiro global.

Líder do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, e outras autoridades da cidade concedem entrevista coletiva sobre coronavírus
28/01/2020
REUTERS/Tyrone Siu
Líder do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, e outras autoridades da cidade concedem entrevista coletiva sobre coronavírus 28/01/2020 REUTERS/Tyrone Siu
Foto: Reuters

Mais de 100 pessoas morreram do vírus semelhante à gripe, que surgiu em dezembro na cidade de Wuhan, no centro da China. O número de casos confirmados chegou a 4.515 na segunda-feira, ante 2.835 no dia anterior, segundo autoridades de saúde.

Publicidade

Os serviços ferroviários de alta velocidade e trens interurbanos serão suspensos a partir da meia-noite de quinta-feira, disse Lam. O número de voos para a China continental será reduzido pela metade e estarão suspensas as autorizações de viagens pessoais dos chineses à cidade.

"Agradeço ao governo central por apoiar nosso trabalho nesse aspecto (suspender o transporte transfronteiriço) e aos ministérios e comissões relevantes do continente por cooperarem conosco", disse Lam em entrevista coletiva.

Em declarações apenas alguns dias após ela ter anunciado uma emergência por causa do vírus, Lam, usando uma máscara verde, também pediu aos moradores de Hong Kong para que retornem do continente o mais rápido possível e fiquem em casa por 14 dias.

Com os mercados financeiros de Hong Kong prestes a reabrir na quarta-feira após o feriado do Ano Novo Lunar, Lam estava rodeada, na entrevista coletiva, pela secretária de Saúde da cidade, Sophia Chan, e pelo secretário de Comércio, Edward Yau, ambos usando máscaras.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações