Hessel, autor de "Indignai-vos" e humanista universal, morre em Paris

27 fev 2013 - 11h16

O pensador, escritor e diplomata franco-alemão Stéphane Hessel, autor do popular manifesto "Indignai-vos", que influenciou uma série de movimentos pelo mundo, morreu nesta quarta-feira aos 95 anos em Paris, na França.

O manifesto de Hessel foi a inspiração de um recente movimento mundial de protesto contra as injustiças sociais e econômicas. Mas sua atuação começou bem antes: na redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), seu trabalho diplomático e humanista teve uma constante preocupação pelo respeito aos demais, mas também pelo estímulo à ação.

Publicidade

Em entrevista recente à Agência Efe, concedida em Paris, Hessel disse que além de ter encorajado o jovem a se indignar, o que é necessário agora mais do que nunca é "se comprometer".

"Ou seja, antes de tudo é preciso dar confiança às jovens gerações. Estas não são incapazes de transformar o mundo que vai mal em um mundo muito melhor. É preciso ter esperança", disse na ocasião.

Em movimentos bastante conhecidos, como o "Occupy Wall Street", é possível encontrar pensamentos divulgados -e multiplicados pelas modernas redes sociais- por um idoso em seu apartamento parisiense.

Apesar de sempre exibir otimismo, que provavelmente o fez superar com sucesso situações dignas de um filme de ação, Hessel admitiu também que o atual momento da humanidade "é grave".

Publicidade

Em sua opinião, o capitalismo criou "crise graves" e causou um crescimento da importância das finanças e da especulação frente ao que chamou de um "civismo inteligente".

Hessel resumiu sua mensagem da seguinte maneira: "a geração jovem pode se basear em sua chamada a favor dos direitos e das liberdades para obter a mudança para uma sociedade mundial que já não seja governada por uma oligarquia poderosa, mas organizada de modo que se dê a todos o mínimo que cada um necessita".

A morte de Hessel foi sentida em todo mundo por personalidades e instituições. A França, por exemplo, lamentou o falecimento do perfeito exemplo de um cidadão europeu, nascido em Berlim em 1917, naturalizado francês, poliglota e entusiasta de um projeto continental hoje ameaçado pelos interesses nacionais.

Hessel passará para a história como um dos poucos afortunados que conseguiram escapar do horror nazista, mas também pelo filme "Jules e Jim", de François Truffaut, que se inspirou nos pais do pensador para fazer a obra.

Publicidade

Quando estava a ponto de completar 95 anos, Hessel refletiu com um sorriso disse com toda a tranquilidade "a morte é talvez um dos momentos mais interessantes da vida".

"O nascimento é muito interessante, o amor é maravilhoso, a admiração é necessária, a poesia não se pode esquecer. Mas a morte é algo para a qual é preciso se preparar, é o que dizem todos os filósofos, é preciso aprender a morrer bem".

"Espero ter obtido êxito com essa aprendizagem e como agora estou muito perto da data na qual vou desaparecer, tenho 95 anos e não me resta muito, estou feliz de abordar esta última fase da vida, esta última experiência, como uma guloseima", ponderou.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se