Fogo israelense mata nove pessoas em Gaza, incluindo criança de 10 anos, segundo autoridades

14 jul 2026 - 09h08

Um ataque israelense e tiroteios mataram ‌pelo menos nove palestinos, incluindo um menino de 10 anos e um oficial sênior da polícia do Hamas, na Faixa de Gaza, nesta terça-feira, segundo autoridades de saúde e da polícia de Gaza.

Essas mortes aumentam o número total para mais de 1.100 palestinos mortos por ataques israelenses desde que o cessar-fogo entre Israel e o ⁠Hamas, firmado em outubro, entrou em vigor, de acordo com autoridades de saúde do enclave.

Publicidade

A ‌trégua interrompeu grandes confrontos, mas não conseguiu impedir a violência esporádica. Quatro soldados israelenses foram mortos por militantes em Gaza no mesmo período.

Equipes médicas informaram que Muataz ‌Abu Shaar, de 10 anos, foi atingido na ‌terça-feira por tiros israelenses em Rafah, no sul de Gaza.

OFICIAL SÊNIOR DA ⁠POLÍCIA DE GAZA MORRE

Em Jabalia, no norte do enclave, um ataque aéreo israelense contra um posto da força policial liderada pelo Hamas matou pelo menos sete pessoas, incluindo uma mulher, e feriu várias outras, segundo equipes médicas e autoridades policiais.

Publicidade

O Ministério do Interior, liderado pelo Hamas, informou em comunicado que entre os mortos estavam o chefe ‌da força policial de Jabalia, coronel Mohammad Marwan Salem, além de outros oficiais.

Israel intensificou seus ‌ataques contra agentes de segurança ⁠do Hamas e ⁠postos policiais, matando dezenas deles desde outubro, segundo fontes policiais.

Israel quer que o Hamas ceda o ⁠controle de Gaza e se desarme, e ‌embora o grupo tenha afirmado ‌estar pronto para abrir mão do poder, sempre resistiu aos apelos para depor as armas.

Em Khan Younis, no sul, um ataque aéreo israelense matou um homem de 36 anos e deixou três pessoas feridas, segundo médicos. As Forças Armadas israelenses ⁠afirmaram ter atingido um militante do Hamas.

Publicidade

As Forças Armadas israelenses não se pronunciaram imediatamente sobre os incidentes em Rafah ou Jabalia.

NEGOCIAÇÕES SOBRE O PLANO DE PAZ DE TRUMP

A recente onda de violência ocorre no momento em que líderes do Hamas visitavam o Cairo para novas negociações sobre a ‌implementação da segunda fase do plano de paz para Gaza do presidente dos EUA, Donald Trump.

As discussões incluem o desarmamento do Hamas e a retirada do Exército ⁠israelense, segundo fontes próximas às negociações, que afirmaram que houve pouco progresso nas últimas semanas no sentido de se chegar a um acordo amplo para pôr fim ao conflito.

O Hamas afirma que as violações do cessar-fogo por parte de Israel são um obstáculo fundamental à implementação da segunda fase do plano de Trump.

Quase todos os 2 milhões de habitantes de Gaza — a maioria dos quais já foi deslocada várias vezes — vivem agora em uma minúscula faixa de terra ao longo da costa, principalmente em barracas improvisadas ou prédios danificados, sob o controle do Hamas.

Publicidade

Combatentes liderados pelo Hamas mataram 1.200 pessoas durante seu ataque transfronteiriço a Israel em 7 de outubro de 2023, segundo dados israelenses. O Ministério da Saúde de Gaza afirmou que mais de 73.000 palestinos foram mortos no território desde então.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se