Uma família brasileira no Havaí contou como foram os momentos de terror após terem recebido um alerta de tsunami no país. A ilha, localizada no Oceano Pacífico, é um dos locais sob alerta após um terremoto de 8,8 de magnitude ser registrado na terça-feira, 29, na Península de Kamchatka, na Rússia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com Caroline Jabour, ela e o marido, Rony, estavam na praia acompanhados dos dois filhos quando ouviram o primeiro sinal de alerta. “Tocou essa emergência no nosso telefone, de todo mundo que tava na areia e a gente se assustou, mas pensamos que fosse só um treinamento”, relembra.
“Logo veio o segundo, e ai acompanhando do terceiro. Quando foi o terceiro, a gente viu uma família que estava do nosso lado, que eram japoneses, e eu vi que eles começaram a agir diferente. Eles começaram a olhar meio assim e fizeram uma ligação. Nessa ligação, ligaram pro Japão e aí realmente eles viram que algo estava diferente e foi aí que tirei as crianças da água e falei: ‘Acho melhor a gente sair daqui’”, conta Caroline.
A guarda-costeira também começou a retirar as pessoas do mar. Ela conta que visita o estado norte-americano há anos e aquela foi a primeira vez que viu aquele comportamento por parte dos nativos. A família e outras pessoas começaram a se direcionar para as rotas de fuga já estabelecidas no país. “Estava totalmente parada e aí começou o caos”, diz.
“A rodovia não movia. Era uma viagem de, no máximo, 40 minutos, e demorou duas horas e meia. Foi duas horas e meia de tensão, de terror, as crianças perguntando se eram os últimos minutos de vida deles, se a gente ia morrer e a rádio só falava disso. Um desespero total. Você via o desespero em cada pessoa”, detalha Rony.
De acordo com Jabour, tentou tranquilizar os filhos e dizer que iria ficar tudo bem, mesmo sem ter certeza do destino da família. Quando chegaram no hotel notaram que a cidade estava caótica. “Eram muitas sirenes, era um alerta diferenciado. Imagina? Todos os telefones, todas as televisões, rádios… Todas tocavam ao mesmo tempo, então ficou um barulho absurdo o tempo todo”, relembra Caroline.
“Naquele momento, a gente realmente temeu pela nossa vida. [...] Eles pediram para a gente subir até o décimo andar, que era onde a gente estava e dali não sair mais”, diz a mulher.
O Terra Agora vai ao ar toda quinta-feira, às 17h, ao vivo na home do Terra, Youtube e nas redes sociais do Terra.
Alertas de tsunami
O terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami na Península de Kamchatka, no leste da Rússia, na manhã de quarta-feira, 30. O impacto despertou alertas por todo o mundo. Locais como Japão, Estados Unidos, México, Chile e Equador.