Reino Unido pretende compartilhar tecnologia militar com a Ucrânia, anuncia premiê britânico

O primeiro-ministro britânico Andy Burnham afirmou nesta segunda-feira (27) que o Reino Unido vai compartilhar com a Ucrânia a propriedade intelectual de um sistema de interferência eletrônica, chamado jamming, projetado para neutralizar as defesas aéreas russas. O anúncio foi feito durante uma visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao país.

27 jul 2026 - 15h46
(atualizado às 15h49)

Burnham e Zelensky reuniram-se em uma base naval em Portsmouth (na costa sul da Inglaterra), onde conversaram com militares ucranianos e britânicos que participavam de um exercício de contramedidas contra minas navais, visando preparar missões futuras no Mar Negro. 

Primeiro-ministro britânico, Andy Burnham, responde à imprensa em 27 de julho de 2026 na Base Naval de Portsmouth, no sul da Inglaterra.
Primeiro-ministro britânico, Andy Burnham, responde à imprensa em 27 de julho de 2026 na Base Naval de Portsmouth, no sul da Inglaterra.
Foto: © Aaron Chown / Pool/AFP / RFI

Zelensky é o primeiro líder estrangeiro a ser recebido pelo novo chefe de governo trabalhista, que assumiu o cargo há uma semanano Reino Unido. Este também é o primeiro grande compromisso diplomático de Andy Burnham, após uma semana inicial no cargo focada principalmente em questões internas, como o custo de vida e a descentralização.

Publicidade

"Volodymyr, você é o primeiro líder que recebo pessoalmente desde que assumi o cargo, e isso não é coincidência", disse o líder trabalhista ao presidente ucraniano, acrescentando que queria enviar "uma mensagem muito clara".

O Reino Unido é um dos apoiadores mais importantes da Ucrânia. O país já mobilizou cerca de 25 bilhões de libras (R$ 170 bilhões) desde o início da invasão russa em 2022, incluindo 16 bilhões de libras em ajuda militar.

A visita ocorre antes da viagem de Zelensky a Washington nesta terça-feira (28), onde está previsto um encontro com Donald Trump, mais de quatro anos após o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. 

"Estamos 100% ao lado da Ucrânia"

Além do jamming, Andy Burnham anunciou que a propriedade intelectual de um novo sistema britânico de interferência eletrônica chamado "Stone Cloak" também seria compartilhada com a Ucrânia. Ele é capaz de impedir que as defesas aéreas russas detectem e atinjam drones.

Publicidade

"Estamos 100% ao lado da Ucrânia; eu, pessoalmente, estou 100% ao seu lado, e honrarei integralmente todos os compromissos assumidos por este país com a Ucrânia", declarou o premiê britânico. 

O acordo de compartilhamento permitirá que Kiev produza em massa o sistema de interferência, em um momento em que a Ucrânia busca manter sua vantagem tecnológica sobre a Rússia na guerra de drones. Na prática, isso permitirá que os drones "alcancem seus alvos e salvem vidas ucranianas", afirmou Burnham. 

"Sou grato ao Reino Unido pela decisão de hoje de fornecer à Ucrânia tecnologias de guerra eletrônica para proteger os drones ucranianos", disse Zelensky, que convidou "Andy para visitar a Ucrânia". 

Este anúncio reflete o desejo de ambos os países de ampliar sua cooperação militar. Kiev está aproveitando a experiência em combate antidrones que desenvolveu nos últimos anos para buscar assistência internacional — mais recentemente, de nações do Golfo que têm sido alvo de drones iranianos.

Com AFP

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se