Refugiado tem parada cardíaca e jornalistas prestam socorro

Jornalista que estava presente conta que a polícia croata apenas assistiu à cena e não prestou nenhuma ajuda

18 set 2015 - 15h52
(atualizado às 15h57)

Jornalistas tiveram que fazer uma reanimação cardiorrespiratória (CPR) em um refugiado, na fronteira da Croácia, enquanto os policiais, apenas a alguns metros de distância, assistiam. As informações são do The Independent

O homem, identificado como Mohammed Jaffa, vinha da cidade de Herat, no Afeganistão, e estava entre as milhares de pessoas que ficaram presas em Tovarnik, na fronteira com a Sérvia, enquanto esperavam um trem, rumo ao norte de Zagreb, que nunca chegou.

Publicidade

Siga Terra Notícias no Twitter

Os migrantes ficaram por horas em um campo, sob um calor de 35ºC. A polícia permitiu que algumas mulheres e crianças ultrapassem a barreira de proteção, porém, na tentativa de escaparem, milhares de pessoas também forçaram a passagem e a barreira foi rompida.

Durante o caos, Mohammed Jaffa caiu e teve um ataque cardíaco. Imagens mostram jornalistas fazendo a reanimação, em tentativas desesperadas de salvá-lo, enquanto sua esposa sentava do lado dele chorando.  

Jonathan Miller, correspondente internacional do Channel 4 News, foi um dos vários repórteres britânicos que testemunharam a cena.

Publicidade

“Este homem teve um ataque cardíaco na nossa frente. Jornalistas tentaram fazer CPR por 30 minutos. Polícia assistiu", escreveu no tweet.

O jornalista ainda conta que não havia médicos e Jaffa parou de respirar diversas vezes. Os profissionais precisaram correr atrás de uma ambulância e enfatizaram que "a polícia croata assistiu".

Um vídeo postado pelo The Mirror mostra Jaffa sendo atendido posteriormente por paramédicos. Sua esposa o acompanhou até o hospital, porém foi conduzida em um carro da polícia.

O sobrinho de Jaffa, Hassan, contou ao jornal que os familiares tentaram alertar a polícia que o tio estava desmaiando por causa do calor e tendo dificuldades para respirar.

 “Eu disse que ele era doente e velho, mas eles não fizeram nada”, conta. “Então, quando todos saíram correndo, ele foi empurrado em direção à polícia, que deu um soco nele. Seus olhos reviraram e ele teve um colapso por causa de um ataque do coração e eles não fizeram nada.”

Publicidade

“Ele estava morrendo perante nossos olhos até que pessoas pararam para ajuda-lo e a polícia não fez nada. Eles não têm coração ou alma, isso não é humano”, finaliza.

Miller escrever em seu Twitter que Jaffa sobreviveu ao ataque cardíaco após médicos utilizarem o desfibrilador.

Migrantes e refugiados tentam chegar até a Croácia pela Sérvia desde que a Hungria fechou suas fronteiras.

Leis húngaras se tornaram mais rígidas e ameaçam prender migrantes que tentarem entrar no país de forma ilegal. Há também uma ordem para a polícia utilizar gás lacrimogênio e jatos de águas na tentativa de conte-los. O país também está construindo uma grade cerca ao longo de sua fronteira para prevenir a entrada de refugiados.

O ministro ode Interior croata, Ranko Ostojic, alertou que o país fecharia suas fronteiras com a Sérvia se o fluxo continuasse, enquanto a Eslovênia aumentou o patrulhamento em sua borda para prevenir que ela seja usada como passagem para a Croácia e Áustria. 

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se