Rainha Elizabeth, 60 anos a serviço da Coroa britânica

2 jun 2012 - 13h51
(atualizado às 18h28)

Os sentimentos do dever e do pragmatismo sempre acompanharam a rainha Elizabeth II em suas seis décadas no trono britânico, aniversário que celebra neste fim de semana com majestosas vestimentas e uma popularidade astronômica.

A rainha de povos monarquistas, patriotas, separatistas, aborígines e de quase 140 milhões de habitantes de 16 nações é, aos seus 86 anos, uma servidora pública rica e famosa, que dedicou toda sua vida a serviço da Coroa.

Conservadora, divertida, rígida, tímida, discreta, prática, sensível, observadora e direta são alguns dos adjetivos atribuídos a esta mulher com saúde de ferro conhecida na infância como Lilibeth.

Apesar de sua constante presença midiática, pouco se sabe sobre sua personalidade e gostos pessoais. Entre essas raras informações públicas, está a afeição da monarca por cavalos, por seus pequenos cães corgis, pela vida no campo e pela Escócia, para onde se dirige todos os verões.

Por ocasião de seu Jubileu de Diamante, buscou-se humanizar sua figura, às vezes rígida demais, e foram divulgados vídeos antigos da família real, que deixaram entrever um lado mais pessoal, além de fotos recentes, em muitas vezes ela aparece rindo. "Na intimidade é uma pessoa muito divertida", declarou nesta semana o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams.

Como cabe a um monarca constitucional, a soberana inglesa quase nunca fala em nome próprio, mas, quando o fez, suas palavras repercutiram pelo mundo.

Assim ocorreu em 1992, quando os divórcios de seus filhos, o incêndio no castelo de Windsor e a obrigação de pagar impostos levaram-na a chamá-lo de "annus horribilis", ou durante a crise suscitada pela morte em 1997 da princesa Diana, quando se definiu em mensagem televisionada como "Rainha e avó".

Neste fim de semana, 20 anos depois daquele ano, a imagem de Elizabeth II é onipresente em vitrinas de lojas e pubs do Reino Unido, e cerca de 80% dos britânicos se dizem monarquistas.

Milionária em dinheiro, ações, propriedades, joias e obras de arte, Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Londres no dia 21 de abril de 1926, filha do então príncipe Albert e da aristocrata escocesa Elizabeth Bowes-Lyon, mais tarde a popular Rainha-Mãe.

Elizabeth II é rainha da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, chefe de Estado de outros 15 países da Commonwealth e a soberana que, após Vitória (1819-1901), que reinou de 1837 até sua morte, mais tempo ficou num trono da Inglaterra com mil anos de história.

Ela o fez junto ao consorte mais longevo da monarquia britânica, seu marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo, nascido em 1921. Dele a então jovem Elizabeth se apaixonou quando se conheceram em um casamento, ela com apenas 13 anos.

Apesar dos constantes rumores de indiscrições por parte do duque, a rainha da Inglaterra foi toda sua vida mulher de um só homem, com quem teve quatro filhos, oito netos e duas bisnetas.

Elizabeth Windsor se casou com Philip de Mountbatten em 1947, cinco anos antes de chegar ao trono, em 6 de fevereiro de 1952, após a morte de seu pai, o rei George VI, coroado em 1936 pela repentina abdicação de seu irmão, Edward VIII.

Apesar dessa reviravolta do destino que a transformou / tornou em herdeira aos dez anos, Elizabeth II é para muitos a melhor rainha / reina que teve o Reino Unido, cujo nome promoveu por todo o mundo com uma centena de viagens de Estado.

Em seu longo reinado, Elizabeth II nomeou 12 primeiros-ministros, desde Winston Churchill a David Cameron, passando por Harold Wilson, Margaret Thatcher e o indiscreto Tony Blair.

Em suas memórias, Blair rompeu a regra de não revelar detalhes das audiências reais e relatou seu primeiro encontro com a soberana após ganhar as eleições de 1997, cena que parece inspirada no filme "A Rainha" (2006).

"Foi bastante tímida, algo estranho em alguém de sua experiência e posição mas, ao mesmo tempo, direta. Não quero dizer mal-educada ou insensível; simplesmente direta: ''O senhor é meu 10º primeiro-ministro. O primeiro foi Winston. Isso foi antes de o senhor nascer''", teria lhe dito Elizabeth II, segundo as palavras de Blair.

Rainha Elizabeth II comemora jubileu com popularidade em alta
Video Player
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações