'Jihadi John' era popular e queria ser jogador de futebol

Colegas do menino que se transformou em assassino do Estado Islâmico contam suas lembranças

27 fev 2015 - 10h28
(atualizado às 10h32)
Jihadista John (em destaque) ainda quando era um estudante em colégio britânico
Jihadista John (em destaque) ainda quando era um estudante em colégio britânico
Foto: Daily Mail / Reprodução

Nem dá para acreditar que o menino sorridente da foto poderia se transformar em um assassino de um grupo terrorista poucos anos depois, mas a verdade é que o chamado “Jihadi John”, que foi identificado nesta quinta-feira como Mohammed Emwazi, passou de um garoto com sonhos de jogar futebol para o homem mascarado que decapita pessoas. As informações são do Daily Mail.

Após a revelação da identidade do jihadista feita ontem pelo serviço secreto do Reino Unido, alguns antigos vizinhos no bairro de Maida Vale, no oeste de Londres, e colegas da escola St. Mary Magdalene Church of England não puderam acreditar que o menino “educado, quieto e popular” pudesse ser o terrorista.

Publicidade

Mohammed Emwazi nasceu no Kuwait, mas se mudou com a família para o Reino Unido aos seis anos. Na escola, o menino que chegou ao país falando bem pouco do inglês, era aluno mediano, mais bem sucedido no futebol durante os intervalos – o que o tornou um estudante popular.

Além disso, os ex-colegas lembraram que Emwazi usava roupas ocidentais e, na época, não se dedicava excessivamente ao islamismo (e muito mais com o futebol). Um amigo de infância contou que, certa vez, ele teria se apresentado para a turma sobre a língua árabe, sua cultura e religião, escrevendo coisas no quadro, quando tinha entre 8 e 9 anos.

Casa da família de Mohammed Emwazi, em Londres
Foto: Daily Mail / Reprodução

“Ele escreveu em árabe no quadro, nos mostrou como escrevia na direção contrária a nossa, leu um texto sobre sua religião. Ele falava poucas palavras em inglês ainda, era melhor no futebol. Jogava todo intervalo e depois da escola... Sobre o esporte, ele sabia várias palavras e expressões e queria ser um artilheiro. Era popular”, contou um ex-colega.

Depois de terminar a escola primária, em 1999, o jovem Mohammed mudou-se para a Quintin Kynaston Community Academy, em St John Wood. A partir daí, teria começado a se dedicar mais à religião, começando a usar vestimentas típicas e adquirindo comportamentos diferentes. Nessa mesma época, sua irmã mais nova também teria iniciado a usar hijab.

Publicidade
Carrasco britânico do EI, "Jihadista John" é identificado
Video Player

Porém, foi na universidade que Mohammed adquiriu pensamentos mais extremistas – possuindo diversos colegas defensores radicais do Islã. Nessa época, começou a frequentar mesquitas e se associou a Bilal el-Berjawi, jihadista morto por um ataque de drone na Somália há três anos.

Em agosto de 2009, após sua graduação, o jihadista viajou para a Tanzânia com alguns amigos com o argumento de que iriam fazer um safári. Porém, o grupo teve a entrada recusada no país e foram transferidos para a Holanda, onde teria sido interrogado pelo serviço secreto. Depois dessa viagem, Emwazi teria sido capturado pela polícia especial por mais de 10 vezes, mas nunca foi preso.

O serviço secreto do Reino Unido acredita que o jihadista – que ficou conhecido pelo apelido Jihadi John – teria viajado à Síria em 2012, entrando, finalmente, para o Estado Islâmico.

Desvendando o Estado Islâmico

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se