França reforça plano contra calor e abre novos centros para receber população vulnerável

A França enfrenta a terceira onda de calor em dois meses, e nove departamentos do oeste do país estão em alerta vermelho nesta sexta-feira (10). Outros 24, no noroeste, também passarão ao nível máximo de alerta neste sábado (11), e 56 permanecerão em alerta laranja, segundo a agência Météo-France. Em algumas regiões, as temperaturas podem atingir entre 38°C e 40°C nesta tarde. No norte do país, os termômetros devem variar entre 36°C e 38°C.

10 jul 2026 - 09h37

Para enfrentar este terceiro episódio de calor extremo em menos de dois meses, o governo ampliou o chamado plano Orsec (Organização da Resposta da Segurança Civil) para situações de calor extremo.

As medidas prevêem a abertura de "centros especializados, de proteção e de resfriamento" destinados a "pessoas vulneráveis", em particular idosos, mas também em situação de rua. O objetivo é organizar uma resposta coordenada de todos os órgãos públicos em caso de calor intenso, mobilizando serviços de emergência, autoridades locais e estruturas de apoio à população mais desamparada.

Publicidade

Os locais, climatizados e de fácil acesso, deverão contar com uma estrutura mínima, incluindo leitos, água, kits de primeiros socorros e instalações sanitárias separadas, além de equipes reforçadas para atendimento. O governo também prevê um controle de saúde sistemático das pessoas acolhidas nesses centros. A ativação desses centros dependerá dos níveis de alerta emitidos pela Météo-France e das condições específicas de cada região.

"As pessoas mais vulneráveis, aquelas que vivem sozinhas, geralmente em áreas urbanas e frequentemente idosas, sofrem uma mortalidade excessiva maior do que o restante da população", declarou nesta sexta Maud Bregeon, porta-voz do governo francês.

O plano já existia para outras situações de emergência e permite que as secretarias de Segurança Pública coordenem, além dos mecanismos habituais, todos os recursos públicos e privados necessários em casos excepcionais. Há versões voltadas para incêndios, enchentes e grandes acidentes, entre outras situações.

Agora, o governo francês criou uma modalidade específica para episódios de calor extremo. De acordo com o site oficial do governo, uma primeira versão foi apresentada em 2 de julho, durante uma reunião interministerial de crise realizada em Marselha, após a última onda de calor. Paralelamente, o governo já disponibilizou, em um mapa on-line. "refúgios" climáticos acessíveis ao público, em função da localização.

Publicidade
Homem enche uma garrafa de água durante uma onda de calor, em 22 de junho de 2026. O país enfrenta sucessivos episódios de temperaturas extremas e ampliou medidas de proteção para a população mais vulnerável.
Homem enche uma garrafa de água durante uma onda de calor, em 22 de junho de 2026. O país enfrenta sucessivos episódios de temperaturas extremas e ampliou medidas de proteção para a população mais vulnerável.
Foto: RFI

Políticas "insuficientes"

O governo vem sendo alvo de críticas pela falta de preparação diante das temperaturas extremas, o que provocou um aumento significativo da mortalidade nas últimas semanas.O Alto Conselho para o Clima (HCC), órgão francês responsável por avaliar as políticas públicas relacionadas ao clima, lembrou na quinta-feira que as políticas climáticas do país continuam "insuficientes".

Como consequência da combinação entre calor extremo e seca, os incêndios florestais seguem ativos. No departamento de Drôme, no sudeste da França, o fogo destruiu 3.700 hectares, segundo balanço divulgado pelos bombeiros na manhã desta sexta-feira. A Météo-France classificou um departamento em nível de risco "muito elevado" para incêndios nesta sexta-feira e outros 63 em nível "elevado".

Com agências

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se