Alemanha condena postura "Guerra Fria" dos EUA

1 jul 2013 - 07h13
(atualizado às 07h34)

O governo alemão afirmou nesta segunda-feira que se reportagens de que os Estados Unidos estariam espionando em larga escala a União Europeia forem confirmadas, seria inaceitável o comportamento ao estilo da Guerra Fria entre os países que precisam de confiança mútua para criar uma nova área de comércio transatlântico.

"Se for confirmado que as representações diplomáticas da União Europeia e os países europeus têm sido espionados, vamos dizer claramente que fazer escutas de amigos é inaceitável", disse Steffen Seibert, porta-voz da primeira-ministra, alemã Angela Merkel. "Nós não estamos mais na Guerra Fria."

Publicidade

A Alemanha busca um acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos que promova o crescimento econômico e a criação de emprego, disse Seibert. Mas ele acrescentou: "A confiança mútua é necessária a fim de chegar a um acordo".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações