O Departamento de Estado dos EUA anunciou nesta quarta-feira (14) que o país congelou a emissão de vistos para 75 países.
Em um comunicado publicado nas redes sociais, o governo americano afirmou que a medida impactará países como Somália, Haiti, Irã e Eritreia. A emissora Fox News, por sua vez, informou que Brasil, Afeganistão, Iraque e Rússia também estão na lista.
Ainda segundo o veículo, as restrições impostas por Washington devem entrar em vigor a partir do dia 21 de janeiro e não têm data para terminar.
"O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em níveis considerados inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano", informou a administração de Donald Trump.
O departamento ainda não divulgou a lista completa dos países impactados pela nova restrição, mas garantiu que as nações afetadas são aquelas "cujos imigrantes frequentemente se tornam um encargo público para os EUA ao chegarem ao país".
"Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais explorada. O governo Trump sempre colocará os Estados Unidos em primeiro lugar", concluiu a nota.