Estônia afirma que Otan abateu suposto drone ucraniano

19 mai 2026 - 09h31

Um jato ‌militar da Otan abateu um suposto drone ucraniano sobre a Estônia na terça-feira, disse o país báltico, o mais recente de uma série de violações do ⁠espaço aéreo na região em meio ‌a frequentes ataques ucranianos à Rússia.

A vizinha Letônia também emitiu um alerta ‌de drone, dizendo aos ‌moradores próximos à fronteira com ⁠a Rússia para ficarem em casa, com jatos da Polícia Aérea do Báltico da Otan convocados para a área.

Publicidade

A Ucrânia intensificou os ataques de drones de ‌longo alcance contra a Rússia, inclusive na ‌região do ⁠Báltico. ⁠Desde março, vários drones militares ucranianos invadiram o espaço ⁠aéreo ‌dos membros da Otan ‌Finlândia, Letônia, Lituânia e Estônia, que fazem fronteira com a Rússia. Na semana passada, o governo da Letônia ⁠renunciou devido à forma como lidou com as incursões.

O drone foi abatido na terça-feira por um caça F-16 da Força ‌Aérea Romena, disse o ministro da Defesa da Estônia, Hanno Pevkur. A Otan ⁠confirmou a informação e declarou que uma investigação estava em andamento.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou na semana passada que a Ucrânia enviaria especialistas à Letônia para ajudar a proteger os céus do país.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações