Trump diz que EUA não irão ao G20 na África do Sul por 'genocídio branco'

Líderes se reunirão nos dias 22 e 23 de novembro em Joanesburgo

7 nov 2025 - 19h53
(atualizado às 20h03)
Donald Trump faz ataques contra a Colômbia
Donald Trump faz ataques contra a Colômbia
Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 7, que o país não participará da próxima cúpula do G20, marcada para acontecer em Joanesburgo, na África do Sul, entre os dias 22 e 23 de novembro. A justificativa, segundo ele, seria o suposto "massacre" da população branca sul-africana.

"É uma total desgraça que o G20 seja realizado na África do Sul. Os africâneres (pessoas descendentes de colonos holandeses, além de imigrantes franceses e alemães) estão sendo mortos e massacrados, e suas terras e fazendas estão sendo confiscadas ilegalmente. Nenhum representante do governo dos Estados Unidos participará enquanto essas violações de direitos humanos continuarem. Estou ansioso para sediar o G20 de 2026 em Miami, na Flórida!", escreveu em sua rede social.

Publicidade

A África do Sul será a anfitriã da cúpula pela primeira vez, e também a primeira nação africana a receber o encontro de líderes das maiores economias do mundo.

Na quarta-feira, 5, Trump afirmou que o país não deveria fazer parte do G20. Trump vem criticando, sem provas, diversas vezes o que ele chama de "genocídio" à população branca na África do Sul.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações