Oferecimento

Líderes mundiais alfinetam Donald Trump na COP30: "Forças extremistas que fabricam notícias falsas"

Presidente dos EUA disse não acreditar no aquecimento global e tudo era "fabricado"

7 nov 2025 - 12h30
(atualizado às 17h39)
Foto: Xataka

Líderes latino-americanos criticaram a postura do Presidente dos EUA, Donald Trump, pela inação climática e pela ausência durante a COP30, que acontece entre 10 a 21 de novembro em Belém, Pará, no Brasil.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não nomeou Trump em seu discurso, mas pediu que todos ficassem alerta a "forças extremistas que fabricam notícias falsas e condenam as gerações futuras a viver num planeta alterado para sempre pelo aquecimento global".

Publicidade

Enquanto isso, líderes do Chile e Colômbia não seguraram as línguas em seus discursos, chamando Trump de mentiroso e pedindo a outros países que ignorem os esforços dos EUA para se afastarem da ação climática.

"A ciência é muito clara. É muito importante não falsificar a verdade," disse Maisa Rojas, ministra do Meio Ambiente do Chile à BBC.

Em setembro, na reunião da Organização das Nações Unidas, Trump falou que mudanças climáticas são "a maior farsa já perpetrada contra o mundo", contando "todo o conceito globalista, que pede às nações industrializadas bem-sucedidas que se autoflagelem e perturbem radicalmente suas sociedades, deve ser rejeitado completa e totalmente."

Ao mesmo tempo, a COP30 não contou com a presença de outros grandes potências mundiais como Rússia, Índia e China, e apenas alguns líderes estão presentes em Belém para fórum. Também, só um punhado de países apresentaram novas promessas para diminuir a emissão de carbono.

Publicidade

Capa da matéria: Getty Images/Wagner Meier

Veja mais

Matérias relacionadas

Ele passou 12 anos procurando seus 737 milhões de euros em um aterro sanitário sem sucesso, mas agora tem uma oportunidade de ouro para encontrá-los

Bat-bebida: a tequila depende muito mais de morcegos mexicanos do que você imaginava

Uma startup está cozinhando madeira em produtos químicos e prensando-a sob calor intenso; o motivo: eles estão criando um material que seria considerado ficção científica há dez anos

Colapso da Antártica é praticamente imparável e cientistas alertam consequências irreversíveis para fauna, flora e cidades costeiras

Publicidade

Lula, Eduardo Paes e Alok: revista Time elege 100 pessoas mais importantes para o clima em 2025

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações