Superterça: por que votação em 15 estados é tão importante para eleição dos EUA

Esta terça-feira, 5, é um dia decisivo para a definição da disputa presidencial do país norte-americano

5 mar 2024 - 10h14
Trump e Biden
Trump e Biden
Foto: Reuters/Shannon Stapleton/Evelyn Hockstein

A chamada Superterça, que ocorre hoje, 5, nos Estados Unidos, é um dia-chave para a definição da disputa presidencial. Nesta terça, 15 estados americanos e um território de Washington vão definir os seus resultados das primárias.

No Partido Democrata, o presidente dos EUA, Joe Biden, domina as primárias e nenhum outro nome parece ter chances reais. Já no Partido Republicano, o ex-presidente americano Donald Trump aparece como favorito para se tornar o indicado pelos republicanos e disputa votos com a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley.

Publicidade

Os vencedores das primárias vão se enfrentar na eleição dos Estados Unidos, em novembro de 2024. A seguir, o Terra reuniu uma série de informações sobre essa data tão importante para o país norte-americano. Entenda!

O que são as primárias?

As eleições primárias são o processo de escolha dos candidatos dos partidos que vão disputar as eleições presidenciais nos Estados Unidos. 

Cada estado faz uma eleição para votar em quem deseja como candidato do partido. O vencedor geral é coroado na Convenção Nacional Republicana (ou Democrata), que acontece em julho. 

Nas primárias, a maioria dos estados realiza uma votação secreta, como em uma eleição geral. Alguns, no entanto, fazem os chamados caucus, que são reuniões de integrantes do partido que decidem seus candidatos.

Publicidade

A partir do número de votos que cada candidato recebe, ele 'ganha' um número proporcional de delegados para representá-los na convenção de julho. São os delegados que realmente selecionam o candidato que vai representar o partido em novembro.

O que é a Superterça?

A Superterça é o principal dia de votação das primárias devido a grande quantidade de estados que realiza o pleito nesta data. Hoje, 15 estados e um território de Washington realizam o pleito. No Partido Republicano, ao todo, 874 dos 2.429 delegados estão em disputa somente nesta terça.

Cada estado tem um número determinado de delegados e as regras de distribuição podem variar. Mas geralmente no Partido Republicano o método utilizado é o de "o vencedor leva tudo". 

Quais Estados vão realizar as primárias hoje?

  • Alabama;
  • Alasca;
  • Arkansas;
  • Califórnia;
  • Colorado;
  • Maine;
  • Massachusetts;
  • Minnesota;
  • Carolina do Norte;
  • Oklahoma;
  • Tennessee;
  • Texas;
  • Utah;
  • Vermont;
  • Virgínia;
  • Samoa Americana, um território de Washington na Oceania.

Além desses, os resultados da disputa democrata em Iowa, que está sendo realizada por correio serão conhecidos nesta terça.

Nikki Haley faz campanha na Carolina do Sul 2/2/2024
Foto: Reuters/Shannon Stapleton

Qual é a importância da Superterça?

A Superterça pode ser a última chance de Haley impedir Trump de garantir a indicação presidencial republicana. Se ela tivesse vencido ou pelo menos chegado perto na Carolina do Sul ou no Michigan, a Superterça seria essencial para mostrar se ela conseguiria permanecer competitiva.

Publicidade

Como a maioria dos estados que votam hoje permitem que eleitores não afiliados participem, há uma chance de Haley conseguir uma porcentagem maior que o esperado. Já Trump é o favorito para alcançar os 1.215 delegados necessários para vencer as primárias republicanas, o que matematicamente pode ocorrer na próxima semana. 

Uma vitória de Trump hoje pode aumentar a pressão para que Haley desista da disputa, mas ela diz que deseja permanecer até a Convenção Nacional Republicana, em julho.

Como estão as primárias democratas?

No Partido Democrata, Biden, o atual presidente dos Estados Unidos, obteve mais de 95% dos votos na Carolina do Sul e mais de 80% em Michigan. 

Até o momento, não indica que a corrida seja competitiva. O único esforço contra Biden deve ocorrer no Colorado, com um grupo que pede para os eleitores votarem na opção "descomprometido" como uma forma de protesto ao governo.

Biden concorre contra o congressista Dean Philips e a escritora Marianne Williamson. 

Publicidade

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações