Obama encurta visita à Índia para ir à Arábia Saudita

Presidente dos EUA vai apresentar condolências ao novo rei do país, Salman, que assumiu após a morte do seu meio-irmão, Abdullah

24 jan 2015 - 13h47
(atualizado às 15h12)

O presidente norte-americano Barack Obama não visitará o Taj Mahal e encurtará sua visita à Índia, onde é esperado no domingo, para se deslocar à Arábia Saudita por conta da morte do rei Abdullah. O anúncio foi feito neste sábado pela Casa Branca.

<p>Obama ao lado de Abdullah</p>
Obama ao lado de Abdullah
Foto: AP

Obama e a sua mulher Michelle se deslocarão à capital do país, Riade, na terça, para apresentar as condolências “em nome do povo norte-americano” ao novo rei da Arábia Saudita, Salman, que assumiu após a morte do seu meio-irmão, Abdullah, disse o porta-voz Josh Earnest.

Publicidade

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o presidente francês, François Hollande, assim como o chefe da diplomacia do Irã, Mohammad Javad Zarif, estão entre os outros chefes de Estado e autoridades esperadas na capital saudita.

Era o vice-presidente, Joe Biden, quem representaria os Estados Unidos em Riade. Josh Earnest informou que a ida dele “coincidia com a partida do presidente para a Índia” e Obama decidiu, então, modificar o programa presidencial em conversas com o governo indiano.

O presidente é esperado no domingo de manhã na capital indiana, onde será recebido pelo primeiro-ministro, Narendra Modi. Na segunda, ele assistirá ao desfile militar do Dia da República em Nova Deli.

Nesta sua segunda visita à Índia, Obama tinha previsto conhecer o célebre monumento dedicado ao amor e principal atração turística do país. Earnest precisou que o presidente lamentava não poder visitar o Taj Mahal, o imenso mausoléu construído pelo imperador mongol Shah Jahan, em memória da sua mulher Mumtaz Mahal, que morreu após um parto em 1631.

Publicidade
Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações