Nigeriano tenta explodir bomba em voo de Amsterdã a Detroit

25 dez 2009 - 17h48
(atualizado em 26/12/2009 às 09h55)

Um passageiro a bordo de um voo da Northwest Airlines (controlada pela Delta Airlines) que ia de Amsterdã, na Holanda, para Detroit, nos Estados Unidos, foi alvo de uma tentativa de atentado nesta sexta. Um nigeriano de 23 anos tentou acionar explosivos, mas acabou dominado por passageiros.

Passageiros contam pânico vivido em voo para EUA
Video Player

As primeiras informações davam conta de que se tratavam de fogos de artifícios, mas as autoridades americanas confirmaram que o homem possuía uma bomba de verdade. O nigeriano, identificado como Umar Farouk Abdul Mutallab, disse que tinha ordens da rede Al-Qaeda para derrubar a aeronave.

Publicidade

Durante o tumulto, três pessoas tiveram ferimentos leves - uma delas o próprio terrorista, que sofreu queimaduras e foi hospitalizado. O homem, que partiu de Lagos, na Nigéria, fez uma escala em Amsterdã antes de seguir para Detroit. Ele disse ter sido treinado no Iêmen.

O atentado frustrado aconteceu durante a descida da aeronave. Um dos passageiros que estava sentado próximo a Mudallad disse ter visto uma luz, e em seguida fumaça. Depois de um princípio de pânico, o homem pulou em cima do nigeriano e o controlou.

Após o incidente, o Airbus 330 que fazia o voo número 253 e estava com 278 pessoas a bordo pousou sem problemas no Aeroporto Metropolitano de Detroit, no Estado de Michigan, segundo a CNN.

Com agências internacionais

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações