Forte tempestade castiga leste dos EUA com neve e frio ártico

3 mar 2014 - 18h44
(atualizado às 18h51)

Uma perigosa tempestade de inverno atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta segunda-feira com uma chuva gelada, neve e frio quase recorde, o que levou ao cancelamento de quase 2,7 mil voos, paralisou Washington e provocou o fechamento de escolas e órgãos de governos municipais e estaduais.

A última de uma série de condições meteorológicas a castigar o leste do país, já desgastado pelo duro inverno, a tempestade despejou cerca de 10 centímetros de neve na capital dos EUA no começo da tarde, quando varreu uma ampla área do Vale do Mississippi à costa atlântica, disse o Serviço Nacional Meteorológico.

Publicidade

Brian Hurley, um meteorologista do serviço nacional, disse que as temperaturas ficariam cerca de 15°C abaixo do normal enquanto uma frente fria se encaminhava das Grandes Planícies para a costa do Atlântico. "É muito, muito frio", disse ele.

Pelo menos quatro mortes atribuídas à tempestade no fim de semana foram registradas nos Estados do Texas, Oklahoma e Tennessee.

Embora a neve não tenha caído em cidades do norte, incluindo Nova York e Boston, na madrugada desta segunda-feira a temperatura de Nova York já havia chegado a -5°C, disse Hurley.

Alertas para o risco de congelamento foram emitidos para uma vasta área que vai da fronteira do Canadá ao Texas. A principal operadora de energia elétrica na maior parte do Texas divulgou um aviso sobre a necessidade de economia, já que se espera uma elevada demanda.

Publicidade

O forte granizo deixou cerca de 30 mil casas e empresas sem energia em Memphis, Tennessee, informou a companhia provedora local. A tempestade cobriu Washington de neve e levou o governo federal a fechar repartições na área. O Congresso adiou votações.

Estado de emergência

Steve Zubrick, meteorologista com foco na área de Washington, disse que as mínimas estimadas durante a noite eram -13°C, ou seja, próximas do recorde para março, registrado em 1873, de -16°C, que foi a última vez em que as temperaturas da capital ficaram abaixo de -12°C no mês de março.

Os governadores dos Estados de New Jersey, Delaware, Mississippi e Tennessee declararam estado de emergência e escolas e governos municipais de toda a área encerraram as atividades.

Os Estados de Maryland e Virgínia Ocidental fecharam repartições, já que a tempestade lançou uma camada de 30 centímetros de neve nos Montes Apalaches.

Publicidade

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se