Trump diz que britânicos deveriam agradecê-lo por investimento na Escócia

10 dez 2015 - 10h50

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os britânicos deveriam agradecê-lo por ter investido em campos de golfe na Escócia, em vez de "caírem no discurso politicamente correto".

Em declarações ao jornal escocês "Press and Journal", Trump respondeu assim à decisão da Universidade escocesa Robert Gordon, em Aberdeen, de retirar o doutorado honorário concedido ao magnata americano em 2010 após a polêmica gerada por seus comentários que sugeriram que os EUA impedissem a entrada de muçulmanos no país.

Publicidade

O governo escocês também reagiu, e revogou o status de Trump de embaixador da rede empresarial GlobalScot.

Vários políticos - entre eles o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e a ministra principal da Escócia, Nicola Sturgeon - também criticaram o pré-candidato republicano.

Os comentários causaram uma grande reação entre a população britânica, e 400 mil pessoas já assinaram um pedido ao parlamento para que vete a entrada de Trump no país.

Trump, filho de uma escocesa que migrou para os EUA, é proprietário de dois clubes de golfe na Escócia, o Trump International Golf Links, em Aberdeenshire, e o Trump Turnberry, em Ayrshire.

Publicidade

"Fiz tanto pela Escócia, inclusive construir o Trump International Golf Links, que recebeu os mais altos reconhecimentos, e muitos acham que é um dos maiores campos de golfe do mundo", disse Trump.

Sobre a decisão da Universidade de retirar o doutorado, o político disse que teriam que avisá-lo antes.

"Deveram ter me informado antes do meu grande investimento neste empreendimento, de 200 milhões de libras (R$ 1,15 bilhão), que revitalizará totalmente uma grande região da Escócia", acrescentou.

"Os políticos do Reino Unido deveriam me agradecer caírem no discurso politicamente correto", asseverou.

A grande quantidade de pessoas que assinaram o pedido ao parlamento significa que os deputados considerarão debater a proposta.

Desde este ano, o site parlamentar permite que os usuários enviem pedidos para transmitir suas "preocupações" ao governo e, se alcançarem mais de 100 mil assinaturas, são "consideradas para debate" na Câmara dos Comuns.

Publicidade

O texto sugere "bloquear a entrada de Donald J. Trump no Reino Unido por seu discurso de incitação ao ódio", após os comentários depreciativos e racistas do magnata sobre os muçulmanos.

Além de ter proposto na segunda-feira passada bloquear temporariamente a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos, o pré-candidato republicano afirmou que há bairros em Londres "tão radicalizados em que a polícia não entra porque teme por sua vida".

O prefeito de Londres, o conservador Boris Johnson, tachou os comentários de Trump de "tolices" e disse: "A única razão pela qual eu não iria a algumas partes de Nova York é pelo risco de me deparar com Donald Trump".

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações