Edward Snowden negocia volta para os Estados Unidos, diz advogado

3 mar 2015 - 16h11
(atualizado às 16h11)

Um advogado russo que representa Edward Snowden disse nesta terça-feira que o ex-prestador de serviço de agência de inteligência dos Estados Unidos, que revelou detalhes sobre os programas de vigilância do governo, está negociando com advogados norte-americanos e alemães para voltar para casa.

Snowden aparece em vídeo durante conferência em colégio do Canadá. 02/02/2015.
Snowden aparece em vídeo durante conferência em colégio do Canadá. 02/02/2015.
Foto: Mark Blinch / Reuters

Anatoly Kucherena, que tem ligações com o Kremlin, fez o comentário durante entrevista coletiva para lançar o livro que escreveu sobre seu cliente. Moscou assegurou asilo a Snowden em 2013, afetando as relações já tensas entre EUA e Rússia.

Publicidade

"Não vou fazer segredo que ele... quer voltar para casa. E estamos fazendo tudo que é possível agora para resolver essa questão. Há um grupo de advogados dos EUA, há também um grupo de advogados alemães, e estou cuidando disso da parte russa."

Os Estados Unidos querem julgar Snowden por vazar grande quantidade de informações sobre os programas secretos de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês). A Rússia se recusou repetidas vezes a extraditá-lo.

Snowden já disse no passado que gostaria que voltar para casa se recebesse garantias de que terá um julgamento justo.

Figura que provoca divisão de opiniões, Snowden é elogiado por alguns por ter agido em defesa dos direitos civis, mas é condenado por outros por ser considerado um traidor, que colocou em risco a segurança dos EUA.

Publicidade

(Reportagem de Gennady Novik)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações