Afeganistão não vai participar de diálogo entre EUA e Taliban

19 jun 2013 - 20h43
(atualizado às 21h51)

O presidente afegão, Hamid Karzai, disse nesta quarta-feira que seu governo não vai participar das negociações de paz dos Estados Unidos com o Taliban e anunciou a suspensão da negociação de um pacto militar com Washington, ressaltando a frágil esperança para uma paz negociada no Afeganistão.

Autoridades dos EUA anunciaram que o diálogo com o Taliban será iniciado nos próximos dias em Doha, capital do Catar, o que gera a expectativa de uma paz negociada no Afeganistão após 12 anos de uma sangrenta guerra que opõe forças governamentais e estrangeiras contra insurgentes islâmicos.

Publicidade

Mas autoridades afegãs, irritadas com a abertura de um escritório do Taliban na terça-feira em Doha, disseram que os Estados Unidos violaram garantias de que Washington não concederia status oficial aos insurgentes.

"Enquanto o processo de paz não for comandado por afegãos, o Alto Conselho da Paz não irá participar das discussões no Catar", disse Karzai em nota, referindo-se a um órgão que ele criou em 2010 para negociar a paz com o Taliban.

Salientando a importância do processo para os EUA, o Departamento de Estado disse que o secretário de Estado John Kerry vai viajar a Doha para reuniões com autoridades catarianas na sexta-feira e sábado. Uma delegação norte-americana já havia chegado anteriormente ao país árabe para as negociações com o Taliban, segundo uma fonte diplomática.

Os combates no país continuam. Quatro soldados norte-americanos foram mortos na noite de terça-feira por um foguete que atingiu o quartel de Bagram, nos arredores de Cabul, segundo militares.

Publicidade

O porta-voz do Taliban no Catar, Mohammed Naeem, confirmou nesta quarta-feira à Reuters que o movimento insurgente participará da reunião com a delegação norte-americana, sem a presença de funcionários do governo afegão. Ele não citou outros prazos para as discussões.

Karzai disse que a inauguração de um escritório do Taliban no Catar mostra que os EUA descumpriram promessas feitas ao Estado afegão sobre a função daquele escritório.

"A bandeira do Taliban e a faixa do Emirado Islâmico eram coisas que não esperávamos", disse a fonte, referindo-se ao nome Emirado Islâmico do Afeganistão, adotado oficialmente pelo país na época em que o Taliban o governou.

Na terça-feira, Karzai havia dito que seu governo também enviaria uma delegação ao Catar, mas que as negociações de paz deveriam ser rapidamente transferidas para o Afeganistão.

Publicidade

O gabinete de Karzai disse que ele suspendeu a negociação do pacto de segurança com os EUA, que estipulará quantos militares norte-americanos permanecerão no país a partir de 2014, depois da retirada da maior parte do contingente.

"Diante da contradição entre atos e declarações por parte dos Estados Unidos da América a respeito do processo de paz, o governo afegão suspendeu as negociações", disse o gabinete presidencial em nota.

(Reportagem adicional de Miriam Arghandiwal, Jeff Mason e Roberta Rampton, em Berlim; e Amena Bakr, em Dubai)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se