Eleição presidencial na Macedônia do Norte terá 2º turno

Disputa será entre Stevo Pendarovski e Gordana Siljanovska

22 abr 2019 - 13h15
(atualizado às 15h38)

O candidato governista Stevo Pendarovski e a opositora conservadora Gordana Siljanovska-Davkova disputarão o segundo turno das eleições na Macedônia do Norte.

Gordana Siljanovska-Davkova pode se tornar a primeira mulher presidente da Macedônia
Gordana Siljanovska-Davkova pode se tornar a primeira mulher presidente da Macedônia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo dados ainda não definitivos da Comissão Eleitoral, Pendarovski e Siljanovska-Davkova ficaram praticamente empatados na votação deste domingo (21), com 42,72% e 42,58%, respectivamente.

Publicidade

Já o terceiro postulante, Blerim Reka, expoente da minoria albanesa, teve 10,35%. Como eram necessários 50% dos votos para vencer a eleição em primeiro turno, os dois mais bem colocados disputarão um novo pleito em 5 de maio.

Essa foi a primeira votação no país após sua mudança de nome para República da Macedônia do Norte, iniciativa que contou com forte oposição do atual presidente Gjorge Ivanov, que ocupa o cargo desde 2009 e não pôde disputar um terceiro mandato - a nação balcânica é uma república parlamentarista, e o posto de chefe de Estado é mais cerimonial.

Tanto Pendarovski quanto Siljanovska-Davkova são professores universitários e prometem respeitar o acordo, mas a opositora também cogita questionar a constitucionalidade de alguns de seus termos. O pacto foi firmado com a Grécia, que exigia exclusividade sobre o termo "Macedônia", nome de sua região mais ao norte.

O acordo permitirá a adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e à União Europeia.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se