Destroços de avião desaparecido na Indonésia com 11 pessoas foram encontrados na encosta de um monte; um corpo foi resgatado e equipes continuam as buscas.
As autoridades da Indonésia localizaram, neste domingo, 18, os destroços do avião de pequeno porte fretado pelo Ministério de Assuntos Marinhos e Pescas do país. A aeronave, com 11 pessoas a bordo, havia desaparecido do radar enquanto sobrevoava a província de Sulawesi do Sul neste sábado, 17. Um corpo foi resgatado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), o corpo de um homem, ainda não identificado, foi retirado de uma ravina com cerca de 200 metros de profundidade na encosta do Monte Bulusaraung, próximo aos destroços da aeronave.
As autoridades acreditam que o corpo seja de um dos ocupantes do ATR 42-500, operado pela Indonesia Air Transport, que seguia de Yogyakarta para Makassar, quando desapareceu do radar, logo depois de receber instruções do controle de tráfego aéreo para corrigir sua aproximação.
O último registro do avião foi às 13h17 (por volta de 3h da madrugada em Brasília) na área de Leang-Leang, em Maros, distrito da província de Sulawesi do Sul. As equipes de resgate foram mobilizadas para o local e contam com o apoio de helicópteros da Força Aérea, drones e unidades terrestres, foram mobilizadas, segundo Endah Purnama Sari, porta-voz do Ministério dos Transportes.
Entre as partes encontradas do avião, estão a fuselagem e assentos de passageiros, além do que parece ser o motor, disse Muhammad Arif Anwar, chefe do Escritório de Busca e Resgate de Makassar e coordenador da missão.
Na manhã deste domingo, equipes de resgate que sobrevoaram a área em helicóptero da força aérea avistaram o que parecia ser uma pequena janela da aeronave em área florestal na encosta do monte. Mais tarde, os destroços maiores foram resgatados por equipes que estavam em terra.
Os fortes ventos, a neblina intensa e o terreno íngreme e acidentado têm dificultado o trabalho na área. No entanto, o major-general Bangun Nawoko, comandante militar de Hasanuddin, no sul de Sulawesi, afirmou que as buscas continuam. Mais de 100 pessoas, com apoio das Unidades Especializadas de Busca e Resgate das forças de elite do exército, foram mobilizadas.