Coreia do Norte destitui braço direito do líder Kim, diz parlamentar sul-coreano

24 abr 2019 - 11h34

A Coreia do Norte destituiu Kim Yong Chol, braço direito do líder Kim Jong Un e contraparte do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de um cargo de alto escalão, disse a agência de notícias sul-coreana Yonhap nesta quarta-feira, citando uma autoridade parlamentar da Coreia do Sul.

Kim Yong Chol,  chega para reunião em Washington 18/1/2019 REUTERS/Joshua Roberts
Kim Yong Chol, chega para reunião em Washington 18/1/2019 REUTERS/Joshua Roberts
Foto: Reuters

Kim Yong Chol comandava o Departamento da Frente Unida, aparato do Partido dos Trabalhadores norte-coreano a cargo dos laços com Seul e, cada vez mais, com os Estados Unidos.

Publicidade

A Yonhap não explicou o motivo de seu afastamento.

Kim Yong Chol era o principal enviado do líder Kim. Ele se destacou na segunda cúpula entre Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, no Vietnã, em fevereiro, que fracassou por causa de uma discórdia sobre o encerramento do programa nuclear norte-coreano.

Ele visitou a Casa Branca em janeiro para se encontrar com Trump.

O Serviço Nacional de Inteligência sul-coreano não pôde confirmar a reportagem de imediato.

Publicidade

A reportagem sobre o afastamento do enviado veio depois de o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano dizer, na semana passada, que não quer mais lidar com Pompeo e que ele deveria ser substituído nas conversas por alguém mais maduro.

Kim Jong Un alertou que o fracasso das conversas no Vietnã cria o risco de ressuscitar a tensão e disse que só se interessa em voltar a se encontrar com Trump se os EUA mostrarem mais flexibilidade.

Ele deu um prazo até o final do ano para uma mudança de atitude. 

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se