Comitê italiano dá aval para extensão de estado de emergência

Medida prevê a prorrogação em função da pandemia até 31 de julho

20 abr 2021 - 16h08
(atualizado às 16h11)

O Comitê Técnico-Científico (CTS) do governo da Itália deu parecer favorável nesta terça-feira (20) para a extensão do estado de emergência no país em função da pandemia do novo coronavírus até 31 de julho, apesar da flexibilização das medidas restritivas nas próximas semanas.

Decisão foi anunciada pelo presidente do Instituto Superior de Saúde
Decisão foi anunciada pelo presidente do Instituto Superior de Saúde
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi anunciada pelo presidente do Instituto Superior de Saúde (ISS), Silvio Brusaferro, após reunião entre o governo nacional, governadores regionais e membros do comitê.

Publicidade

Segundo o porta-voz do CTS, aprorrogação do estado de emergência é necessária diante dos cenários epidemiológicos e ao considerar a atual sobrecarga dos serviços locais e hospitalares da Itália.

"É para melhor atender às medidas de contenção e apoiar a campanha de vacinação que atualmente vê os segmentos frágeis da população como alvo prioritário", explicou Brusaferro.

O estado de emergência serve para agilizar a liberação de recursos para combater crises momentâneas, como a pandemia de Covid ou desastres naturais. Entre várias coisas, o instrumento permite ao governo suspender voos e a entrada de viajantes provenientes de países de risco, instituir lockdown em áreas com novos focos de contágio e outras medidas.

Até o momento, a emergência sanitária já provocou a morte de 117.633 pessoas e deixou outras 3.891.063 contaminadas desde o início da pandemia.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se