Chefe da Otan alerta que Brasil pode receber sanções

Ação poderá ser tomada caso o país siga negociando com a Rússia

15 jul 2025 - 17h31
(atualizado às 17h59)

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, ameaçou aplicar sanções contra o Brasil e outros Estados-membros do Brics se continuarem negociando com a Rússia.

Comentário de Rutte foi feito durante uma reunião no Congresso dos EUA
Comentário de Rutte foi feito durante uma reunião no Congresso dos EUA
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O comentário do político holandês foi feito durante uma reunião com senadores no Congresso dos Estados Unidos, além de ocorrer pouco tempo depois de Donald Trump, mandatário americano, ter comunicado o envio de armas para a Ucrânia.

Publicidade

"Se você for presidente da China, primeiro-ministro da Índia ou presidente do Brasil e ainda estiver negociando com os russos e obtendo seu petróleo e gás, saiba que, se esse sujeito em Moscou não levar as negociações de paz a sério, vou aplicar sanções secundárias de 100%", alertou Rutte a repórteres.

Na sequência, o chefe da aliança militar aconselhou que Brasil, China e Índia analisem a situação com cuidado, pois poderá ser "muito prejudicial".

"Então, por favor, liguem para Vladimir Putin e digam que ele precisa levar as negociações de paz a sério, porque, caso contrário, isso vai prejudicar o Brasil, a Índia e a China de forma massiva", concluiu.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se