Catar nega estar detendo pilotos iranianos

15 ago 2026 - 19h46

O Catar negou neste ‌sábado que estivesse detendo pilotos iranianos, afirmando que eles violaram o espaço aéreo catariano em março e não responderam às tentativas de contato.

Um porta-voz do Ministério das Relações ⁠Exteriores do Catar disse no X que as ‌equipes de busca e resgate encontraram posteriormente os restos mortais de um dos ‌pilotos e que entraram ‌em contato com o Irã para ⁠coordenar a entrega.

Publicidade

O porta-voz afirmou que Teerã ainda não respondeu ao convite para analisar detalhes de suas operações.

A declaração surgiu depois que a agência de notícias estatal iraniana ‌IRNA citou uma autoridade de alto escalão ‌militar dizendo que ⁠três ⁠pilotos iranianos foram capturados vivos pelas forças do Catar ⁠após ejetarem ‌de caças durante uma ‌missão de combate contra uma base militar no Catar.

A autoridade pediu ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha que acompanhasse ⁠o caso.

A agência de notícias IRNA informou que a missão ocorreu durante a resposta do Irã aos ataques dos EUA e de Israel, ‌iniciados em 28 de fevereiro, os quais, segundo Teerã, foram lançados em parte de ⁠bases em países árabes do Golfo Pérsico. O Catar afirmou ter tomado medidas para defender seu território após os pilotos entrarem em seu espaço aéreo e não responderem às tentativas de comunicação.

Publicidade

Os ataques conjuntos entre EUA e Israel contra o Irã em fevereiro desencadearam uma guerra regional mais ampla, com Teerã atacando alvos em Israel e instalações militares americanas no Golfo.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações