Cardeal celebra missa com rito tradicionalista na Basílica de São Pedro

Ritual prevê que as homilias sejam celebradas em latim

26 out 2025 - 16h17
(atualizado às 16h30)

O cardeal ultraconservador americano Raymond Burke celebrou uma missa em latim no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O principal templo do catolicismo foi palco de uma celebração com rito tradicionalista pela primeira vez em três anos.

Ritual defendido por Burke prevê que as homilias sejam celebradas em latim
Ritual defendido por Burke prevê que as homilias sejam celebradas em latim
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A cerimônia religiosa teve a participação de aproximadamente 200 padres e dois outros cardeais, reunidos por ocasião da 14ª peregrinação Summorum Pontificum ad Petri Sedem, que ocorre anualmente para celebrar missas no chamado rito romano.

Publicidade

Embora tenha causado muita controvérsia durante o pontificado de Francisco, que limitou severamente essa forma de celebração e incomodou as alas mais tradicionalistas do clero, a missa de Burke foi autorizada diretamente pelo papa Leão XIV. O ritual prevê que as homilias sejam celebradas em latim, com o sacerdote de costas para os fiéis, porém caiu em desuso após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que autorizou missas em todos os idiomas.

Em sua homilia, o religioso americano evocou Nossa Senhora de Fátima, citando seu desejo de "nos proteger do mal do comunismo ateu, que afasta os corações do Coração de Jesus e os levam a se rebelar contra Deus e a ordem que Ele estabeleceu na criação".

"Nossa Senhora de Fátima denunciou a influência da cultura ateísta na própria Igreja, que levou muitos à apostasia e ao abandono das verdades da fé católica", acrescentou.

Desafeto de Francisco, o religioso, que usou vestes douradas e luvas de couro branco, também ofereceu a missa aos fiéis em todo o mundo "que se empenham a promover a beleza do Usus Antiquior do rito romano".    

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações