Uma briga entre deputados no Parlamento mexicano interrompeu a votação sobre a dissolução do Instituto de Transparência da Cidade do México, resultando em confrontos físicos e suspensão da sessão.
Uma briga generalizada entre deputados do Parlamento mexicano interrompeu a votação da dissolução do Instituto da Transparência da Cidade do México, na noite desta segunda-feira, 15. Os políticos trocaram xingamentos e até agressões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A sessão debatia se o órgão que garante acesso a dados públicos e a fiscalização das ações das autoridades seria extinto ou não. A confusão se deu logo depois que os parlamentares da oposição, integrantes do conservador Partido da Ação Nacional, ocuparam a tribuna.
Eles acusaram a maioria governista do Morena, um partido de esquerda, de violar um acordo político para criar um novo órgão de investigação, o que deu início ao bate boca. Os grupos trocaram xingamentos e gritos, mas depois passaram a se agredir com empurrões e até puxões de cabelo.
🇲🇽A sessão do Congresso da Cidade do México foi suspensa após deputados do PAN tomarem a tribuna para barrar mudança do Morena no órgão de transparência local. Houve confrontos físicos, gritos e puxões de cabelo, resultando no cancelamento da sessão. pic.twitter.com/pa3kx8MMaG
— Fatos Políticos (@PoliticosFatos) December 16, 2025
“Ocupamos a tribuna de forma pacífica, sem tocar em ninguém, e a decisão tomada pelo grupo parlamentar majoritário e seus aliados foi tentar recuperar a mesa diretora por meio da violência”, declarou Andrés Atayde, coordenador do partido da oposição, em uma coletiva.
No entanto, o porta-voz do Morena, Paulo García, alegou que “oposição recorre à violência por falta de argumentos, por falta de capacidade de sustentar o debate”, em entrevista à TV Milenio.
Depois da confusão, a sessão foi suspensa e retomada em outro lugar, após a retirada dos oposicionistas do parlamento, conforme o Congresso da Cidade do México.