Banco do Japão aumenta taxas de juros para maior nível em 30 anos

19 dez 2025 - 06h15

O Banco do Japão elevou as taxas de juros nesta sexta-feira para níveis nunca vistos em três décadas e sinalizou sua disposição para novos aumentos, dando mais um passo histórico ‌para encerrar décadas de enorme apoio monetário e custos de empréstimos próximos de zero.

O BOJ ‌também removeu a referência de que o crescimento e a inflação iriam estagnar devido ao impacto do aumento das tarifas dos EUA, destacando a convicção do banco central de que o Japão estaria no caminho certo para atingir de forma estável a sua meta ‍de inflação de 2%, apoiada por aumentos salariais, e pronto para uma normalização contínua da política monetária.

Publicidade

"A julgar pelos dados e pesquisas recentes, há uma grande chance de que o mecanismo em que os salários e a inflação aumentam ‌moderadamente em conjunto seja mantido", afirmou o BOJ em comunicado ao ‌explicar a decisão.

"Dado que as taxas de juros reais estão em níveis significativamente baixos, o BOJ continuará a aumentá-las" se suas previsões econômicas e de preços se concretizarem, disse.

Em um movimento amplamente esperado, o BOJ aumentou as taxas de juros de curto prazo de 0,5% para 0,75%, no primeiro aumento desde janeiro. A decisão foi tomada em uma votação unânime.

A medida leva as taxas de juros a níveis nunca vistos desde 1995, quando o Japão estava se recuperando do estouro de uma bolha de ativos que levou o BOJ a uma batalha prolongada contra a deflação.

Publicidade

O banco central ofereceu uma visão um pouco mais otimista sobre a economia do que em sua reunião anterior, em outubro, dizendo que era provável que ela "crescesse em um ritmo moderado". Em outubro, ele disse que o crescimento provavelmente ficaria estagnado devido ao impacto das tarifas dos EUA.

Ressaltando seu otimismo em relação às perspectivas de preços, o banco central também ‌ajustou sua linguagem sobre a inflação subjacente para dizer que ela continuará a aumentar gradualmente, em contraste com a visão de outubro de que ela ficaria estagnada por enquanto.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se