Queda de helicóptero em missão de resgate mata 8 pessoas na Índia

25 jun 2013 - 13h13
(atualizado às 13h43)

A queda de um helicóptero militar que realizava trabalhos de resgate em Uttarakhand, na Índia, estado afetado pelas inundações que atingem o país, deixou oito pessoas mortas nesta terça-feira, informou a imprensa local.

O helicóptero das Forças Aéreas da Índia se acidentou quando voltava da cidade de Kedarnath, epicentro das inundações que causaram até o momento 882 mortos no país, de acordo com o canal de televisão "NDTV".

Publicidade

Todos os ocupantes da aeronave, cinco militares que faziam parte da tripulação e três civis, morreram na queda, cujas causas ainda não foram esclarecidas.

As autoridades indianas disponibilizaram 45 aeronaves do Exército para atuar nas tarefas de resgate, a maior operação deste tipo já realizada no país asiático até o momento.

Por enquanto, 90 mil pessoas foram resgatadas por cerca de 10 mil soldados das Forças Armadas, enquanto mais de três mil continuam ilhadas. Cerca de duas mil pessoas ainda estão desaparecidas.

As inundações são frequentes durante a temporada de chuvas de monções na Índia, mas neste ano foram até 68% mais fortes que o normal no norte do país.

Publicidade

O gigante asiático depende enormemente das chuvas para sustentar o setor agrário, que emprega direta ou indiretamente dois terços da classe trabalhadora indiana.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se