Hagel afirma que ameaças da Coreia do Norte são um perigo "real e claro"

3 abr 2013 - 16h22
(atualizado às 16h57)

O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, afirmou nesta quarta-feira que as ameaças da Coreia do Norte representam um perigo "real e claro" para os interesses dos Estados Unidos e seus aliados, como Coreia do Sul e Japão.

Hagel afirmou que o aumento da "retórica belicosa" e "alguma das ações que tomaram nas últimas semanas são um perigo, real e claro, e uma ameaça" proveniente de um país que "tem capacidade nuclear", disse na Universidade Nacional de Defesa.

Publicidade

O secretário se referiu a seus aliados Coreia do Sul e Japão, mas também ao perigo que o país é para o próprio Estados Unidos, já que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ameaçou as bases militares americanas no Pacífico, incluindo Havaí e Guam.

Os Estados Unidos disseram que estão fazendo "tudo o que é possível" para garantir a segurança na península da Coreia, incluindo conversas com a China e outros países, para "acalmar a situação", mas é necessário "levar essas ameaças a sério".

"Basta que se engane uma vez", disse Hagel, que disse não querer ser "secretário de Defesa que se equivocou uma vez", por isso, afirmou que o país vai "continuar levando essas ameaças a sério".

Hagel pediu para a Coreia do Norte que abandone as "provocações" e as "ameaças nucleares" e afirmou que há um "caminho responsável" para alcançar a paz, trabalhando com os países vizinhos, que pode "trazer muitos benefícios" a seus cidadãos.

Publicidade

Em resposta às recentes ameaças da Coreia do Norte, os Estados Unidos enviaram destróieres "Decatur" e "John McCain" ao Pacífico ocidental.

No mês passado, o Pentágono anunciou um plano para reforçar os sistemas de defesa antimísseis do litoral oeste dos EUA e estar preparados perante um eventual ataque com mísseis.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações