Após 1º semestre intenso, Papa inicia período de férias: 'Espero praticar esportes'

Leão XIV ficará na residência de verão dos pontífices até 27 de julho

5 jul 2026 - 14h19
(atualizado às 14h25)

O papa Leão XIV iniciou neste domingo (5) um período de férias em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, após um primeiro semestre marcado por uma intensa agenda de viagens.

Segundo a Prefeitura da Casa Pontifícia, o líder da Igreja Católica permanecerá na residência de verão dos papas até 27 de julho.

Publicidade

As audiências gerais e privadas ficarão suspensas até 5 de agosto, porém Leão XIV continuará pronunciando o Angelus aos domingos, na Praça da Liberdade, em Castel Gandolfo, município de 8,6 mil habitantes situado a pouco mais de 20 quilômetros de Roma.

"Estou muito feliz por estar aqui entre vocês e poder passar as próximas semanas de repouso, orações, leituras e, espero, um pouco de esportes aqui", disse Robert Prevost, que é fã e praticante de tênis, aos fiéis que o aguardavam na entrada do palácio apostólico da cidade.

"Obrigado pelo acolhimento e por vocês serem irmãos e irmãs. Eu os abençoo", acrescentou Leão XIV.

As chamadas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo são uma área extraterritorial da Santa Sé e foram usadas como destino de veraneio dos papas por 400 anos, a partir de Urbano VIII, em 1626.

Publicidade

Essa tradição só foi interrompida por Francisco, que preferia transcorrer seu período de repouso em julho ? mês de verão na Europa ? no próprio Vaticano.

Ao longo do primeiro semestre de 2026, Leão XIV fez três viagens internacionais: para Mônaco, em 28 de março; para Argélia, Camarões, Angola e Guiné Equatorial, entre 13 e 23 de abril; e para a Espanha, entre 6 e 12 de junho.

Além disso, visitou diversas cidades italianas, como Nápoles e Pompeia, em 8 de maio, Acerra, em 23 de maio, Pavia, em 20 de junho, e Lampedusa, em 4 de julho.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se